O vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal agente das infecções respiratórias agudas que acometem o trato respiratório inferior em crianças menores de um ano de idade e assume fundamental importância quando acomete recém-nascidos prematuros (RNPT) que apresentam risco aumentado de evolução mais grave. No comprometimento de RNPT pelo VSR,
Questão
GO - Universidade Federal de Goiás - UFG (Hospital das Clínicas de Goiás - HC)
2022
Residência (Acesso Direto)
virus-sincicial501f4403f9
ANULADA
A
é possível fazer a prevenção da evolução grave por meio de imunização ativa com o anticorpo monoclonal humanizado (palivizumabe), dirigido contra a glicoproteína F do VSR.
B
a frequência de hospitalização nesse grupo chega a ser duas vezes maior que em recém-nascido a termo e a morbidade da infecção por VSR nos prematuros é maior, associada a um tempo de hospitalização mais prolongado.
C
a imunização reduz em até 70% as hospitalizações, além de reduzir a morbidade nos hospitalizados, com diminuição no número de dias de oxigenoterapia e das admissões e permanência em unidade de terapia intensiva.
D
o uso de palivizumabe é recomendado no primeiro ano de vida para todos os prematuros com menos de 34 semanas de idade gestacional.