Candidíase: o que é, tipos e muito mais!

Candidíase: o que é, tipos e muito mais!

Quer aprender com detalhes o que é Candidíase? O Estratégia MED separou aqui as principais informações sobre o assunto.

O que é candidíase?

Candidíase é uma infecção fúngica causada por fungos da espécie Candida. Esse fungo geralmente está presente na microbiota normal da pele e das mucosas, tais como boca, vagina e trato gastrointestinal. No entanto, a doença só é causada quando algum fator leva ao desequilíbrio dessa microbiota.

O que causa?

Conforme anteriormente mencionado, a candidíase se desenvolve quando há algum fator que predispõe ao desequilíbrio da microbiota natural presente nas mucosas e na pele.

No caso da candidíase vaginal, podemos citar como fatores predisponentes a presença de diabetes mellitus, o uso de anticoncepcionais orais, a gestação e roupas muito apertadas ou abafadas, especialmente aquelas feitas de tecido sintético. 

Já a esofagite por Candida, também chamada de monilíase e popularmente conhecida como sapinho, tem as imunodeficiências como principal fator de risco. A mais proeminente delas é a AIDS, porém também pode estar presente em pacientes com câncer de órgãos linfóides, por exemplo. 

A candidíase cutânea, por sua vez, está relacionada a agressões à integridade da pele, como ferimentos e contato prolongado com umidade, tal como ocorre em fraldas que não são trocadas com a regularidade adequada. 

Por fim, há a candidíase invasiva, que é a forma mais perigosa. Nela há disseminação hematogênica dos fungos para diversas partes do corpo. Podem ocorrer em pacientes com próteses valvares cardíacas, com neutropenia grave, dependentes de drogas injetáveis ou com cateteres de acesso venoso sem a manutenção adequada. 

Quais os sintomas?

A candidíase vaginal, forma mais comum de candidíase, se manifesta com prurido vaginal intenso e corrimento espesso e esbranquiçado, semelhante à coalhada. Na inspeção vaginal, é possível observar a presença de placas brancas.

Na esofagite por Candida, o paciente sente dor para engolir alimentos e pode sentir dor retroesternal. Na inspeção oral e na endoscopia, as placas brancas e pseudomembranosas podem ser vistas.

A candidíase na pele pode causar erupções cutâneas, vermelhidão, edema e prurido. Por fim, as manifestações da candidíase invasiva variam de acordo com o território afetado e ela pode evoluir para sepse, de maneira que deve ser tratada rapidamente. 

Candidíase em mulheres e em homens

Nas mulheres, a candidíase vaginal causa uma vaginite. Porém ao afetar os genitais nos homens, a candidíase pode ser chamada de balanite ou balanopostite. A balanite candidiásica ocorre quando a infecção por Candida acontece na cabeça do pênis enquanto que a balanopostite candidiásica se dá também no prepúcio. 

Os sintomas da balanite ou balanopostite candidiásica são muito semelhantes àqueles da vaginite por Candida, sendo os principais: prurido intenso, odor forte, corrimento esbranquiçado e dor ou ardência ao urinar. 

Quanto tempo dura a doença?

A candidíase necessita de tratamento medicamentoso e geralmente há remissão logo após o término do tratamento. A candidíase vaginal pode ser tratada com cremes vaginais, de 3 a 7 dias, ou comprimidos orais de dose única. A candidíase cutânea, assim como as balanites e balanopostites, também pode ser tratada com cremes tópicos ou medicações orais. 

Na esofagite por Candida, é necessário o uso de antifúngicos orais por 14 dias, além de ser necessária a investigação e tratamento da causa da imunodepressão que levou a esse quadro. 

Por fim, a candidíase invasiva é tratada com antifúngicos intravenosos e o tratamento deve ser mantido até 14 dias após o resultado de hemocultura negativa. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe para você? Então também aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você tem o objetivo de ingressar em uma das residências mais concorridas do país, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. Com ele, você tem aulas voltadas para a residência médica, material completo e constantemente atualizado, faz diversas questões, monta seus próprios simulados e organiza seus estudos da forma que mais combina com você.

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também
Doença de Haff
Leia mais

Doença de Haff: tudo sobre!

Quer saber mais sobre o que é a rara Doença de Haff? Dê uma olhada nos principais tópicos…