Conselho Federal de Medicina aprova a cirurgia robótica no Brasil
Foto de Banco de Imagens – Pexels

Conselho Federal de Medicina aprova a cirurgia robótica no Brasil

Nessa segunda-feira, 28, foi publicado no Diário Oficial da União a RESOLUÇÃO CFMº 2.311, que regulamenta a cirurgia robótica no país.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

A cirugia robótica ou robô-assistida, é classificada como um procediemento de alta complexidade, podendo ser utilizada por via minimamente invasiva, aberta ou combinada, a fim de tratar doenças que já tenham comprovado sua eficácia e segurança.

Exigências

Além da regulamentação, a resolução também traz uma série de exigências para que o procedimento seja realizados nos hospitais. São eles:

  • Os pacientes precisam assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para a realização da cirurgia;
  • Os hospitais precisam estar estruturados e equipados para realizar procedimentos de alta complexidade;
  • O médico responsável deve ter Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no CRM na área cirúrgica relacionada ao procedimento;
  • O cirurgião-instrutor será o responsável pela orientação no manejo do Robô e avaliação da competência do cirurgião principal, não participando de forma direta na assistência ao paciente; e
  • O diretor técnico do hospital terá a responsabilidade de conferir a documentação que garante a capacitaçãodo cirurgião principal, cirurgião-instrutor e dos demais médicos membros da equipe.

Para mais conteúdos como esse, continue acessando o Portal do Estratégia MED. Estamos sempre trazendo as principais novidades do mundo médico para você!

Você pode gostar também