Na última semana, três siglas estiveram em destaque no cenário da formação médica no Brasil: Enade, Enare e Enamed. Mas afinal, o que significa cada uma delas e como elas se relacionam? Abaixo, explicamos o papel de cada exame e o que mudou com a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Confira!
Navegue pelo conteúdo
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que define a qualidade dos cursos e instituições de educação superior do país.
Seu objetivo é avaliar a formação dos concluintes de cursos de graduação periodicamente, verificando se os estudantes adquiriram as competências previstas nas diretrizes curriculares dos cursos. A cada edição, o índice das áreas avaliadas é atualizado e assim gerado o Conceito Enade dos cursos de graduação, em que são atribuídas notas de 0 a 5, sendo 5 a melhor nota.
Para o curso de Medicina, o exame era aplicado a cada três anos.
ENARE
Conhecido como o “ENEM da Residência Médica”, o Exame Nacional de Residência Médica (Enare) foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), com o intuito de aprimorar o processo de seleção para programas de residência, beneficiando tanto as instituições aderentes quanto os candidatos.
Entre os principais benefícios, destaca-se a realização de uma única prova, válida para ingresso em diversas instituições. Além disso, o exame promove a democratização do acesso aos programas de residência, com uma taxa de inscrição mais acessível, reduzindo o investimento financeiro necessário para concorrer em diversas instituições, bem como um sistema único de classificação e escolha de vagas.
O Enare se tornou rapidamente a maior seleção de residência médica do Brasil. Em sua última edição, com edital divulgado em 2024 para ingresso nos programas em 2025, o Enare contou com a participação de mais de 120 instituições distribuídas por todo o território nacional, que juntas ofertaram quase 5 mil vagas de residência médica e garantiram a participação de 53 mil candidatos no exame.
ENAMED
Já a grande novidade, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi criado pelo MEC e passará a ser aplicado já em 2025 pelo INEP. Ele unifica os instrumentos de avaliação do Enade (para Medicina) com a prova objetiva do Enare para Acesso Direto, criando um exame único, anual e obrigatório para concluintes da graduação na área.
Ou seja, o Enamed mantém a função avaliativa do Enade, mas agora, sua nota também poderá ser utilizada no processo seletivo do Enare para as especialidades de Acesso Direto, funcionando como uma ponte entre a graduação e a residência médica. Candidatos aos programas com Pré-Requisito do Enare não irão precisar realizar o Enamed e seguem com o processo habitual do Enare.
O que muda na prática
A principal mudança é que, com a criação do Enamed, o Enade para os cursos de Medicina deixa de ser aplicado em ciclos e passa a ser anual. Além disso, o exame ganha relevância prática: os estudantes concluintes poderão optar por usar sua nota no processo seletivo do Enare. Essa opção tende a gerar o incentivo direto à participação e ao desempenho dos estudantes na prova.
Com o Enamed, o Ministério da Educação busca integrar e fortalecer os processos avaliativos da formação médica, promover maior engajamento dos estudantes, e garantir que os futuros médicos estejam mais bem preparados para os desafios da residência e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estou finalizando a graduação, preciso me inscrever no Enamed?
O edital da primeira edição do Enamed ainda não foi divulgado, porém, segundo informações do Ministério da Educação, as inscrições dos alunos concluintes da graduação em Medicina serão realizadas pela própria instituição de ensino, assim como já é feito no Enade. Ainda, de acordo com a Portaria MEC nº330, de 23 de abril de 2025, que institui o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), a participação é obrigatória e será considerada componente curricular dos cursos de graduação.
Essa participação é isenta de cobrança de taxa de inscrição, ou seja, gratuita. Porém, caso tenha interesse em usar sua nota para concorrer às vagas de acesso direto ofertadas pelo Exame Nacional de Residência, será necessário se inscrever no Enare e pagar pela taxa de inscrição (exceto casos de isenção previstos em edital).
Recaptulando, vamos aos principais pontos:
- Inscrições de estudantes concluintes na graduação em medicina serão realizadas pelas próprias Instituições de Ensino Superior;
- A participação é obrigatória e considerada componente curricular dos cursos de medicina;
- A participação no Enamed é isenta de cobrança de taxa;
- O estudante concluinte poderá aproveitar a nota e concorrer às vagas do Exame Nacional de Residência. Para isso será necessário realizar sua inscrição no Enare e realizar o pagamento da taxa de inscrição deste processo, exceto casos de isenção previstos em edital.
Atenção! O Enamed não é um exame de proficiência da área. Apesar da participação obrigatória, não há uma pontuação mínima a ser alcançada para garantir a sua graduação e, futuramente, inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Sou médico formado. E agora?
Antes de qualquer coisa, é bom ter em mente que você, médico formado, não terá de realizar duas provas. A sua avaliação vai depender da etapa em que você se encontra na carreira médica.
Caso você esteja atrás da sua primeira especialização, ou seja, atrás de especialidades de acesso direto, como Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, e tem interesse em concorrer às vagas de residência médica ofertadas no Enare, você será avaliado por meio da prova do Enamed, aplicada pelo Inep. A diferença aqui é que o MEC não utilizará a sua nota para avaliar a instituição em que se formou.
Porém, se você já concluiu uma residência médica e está atrás de uma subespecialidade, como Cardiologia e Cirurgia Plástica, deseja ingressar em uma área de atuação ou apenas complementar sua formação com uma residência médica de ano adicional, você será avaliado por meio da prova do Enare, aplicada por meio de banca contratada. Para a próxima edição, com ingresso em 2026, a banca será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
- Candidatos aos programas de acesso direto: inscrição no Enamed e Enare, avaliados pela prova aplicada pelo INEP;
- Candidatos aos programas com pré-requisito: inscrição apenas no Enare, avaliados pela prova aplicada pela FGV.
Próximos passos
Por enquanto, apesar de datas para inscrições de candidatos e data de prova não confirmadas, é importante se preparar com as informações já divulgadas. Se você quer conferir o cronograma previsto para o Enamed e para o Enare, saber como será a prova do Enamed e esclarecer mais dúvidas sobre o exame, confira o texto completo que preparamos:
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.