Tomografia Computadorizada: tudo sobre!

Tomografia Computadorizada: tudo sobre!

Quer descobrir tudo sobre tomografia computadorizada? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é e para que serve a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico complementar que é realizado por tomadas de imagem em secções do corpo (“fatias”) com o uso de radiação ionizante liberada sucessivamente. A atenuação dos raios-X emitidos é analisada por processamento computacional e transformada em imagem. Apesar de ser realizada de forma segmentada, é possível a reconstrução bidimensional em diferentes cortes por união das diversas tomadas.

enorme aplicação da tomografia computadorizada na medicina, pois permite avaliar as estruturas anatômicas de diversos sistemas, como o nervoso central, músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular, digestório, entre outros. 

Quais os tipos de tomografia computadorizada?

Quais os tipos de tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada tem aplicação em diversas áreas, entretanto, podemos citar alguns dos principais tipos de tomografia:

  1. Crânio;
  2. Abdome;
  3. Tórax;
  4. Angiotomografia, utilizada especialmente na avaliação da perviedade de artérias coronárias; e
  5. Urotomografia.

Importante ressaltar que existe a tomografia computadorizada com contraste e a sem contraste. O contraste é de fundamental importância para avaliação de algumas estruturas, como vasos sanguíneos e órgãos como rins e fígado. O fármaco utilizado é composto por iodo, podendo ser administrado por via intravenosa, oral ou endocavitária. É contraindicado em pacientes com insuficiência renal e com alergia a iodo. 

Quem é responsável por fazer a tomografia?

O profissional que realiza esse exame é o médico radiologista. Além da graduação em Medicina, o profissional deve concluir a residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, especialidade de acesso direto, que tem duração de 3 anos. 

Como esse exame é feito com uso de radiação ionizante, os profissionais que o realizam devem tomar cuidados específicos para se protegerem dos riscos decorrentes da exposição prolongada à radioatividade, como permanecerem nos locais apropriados durante a realização do exame que são protegidos por chumbo e utilizar o dosímetro radiológico individual a todo momento. 

Qual a diferença para a ressonância magnética?

A diferença mais importante entre ambos os exames é como se formam as imagens, pois na tomografia computadorizada há o uso de radiação ionizante, enquanto na ressonância magnética utiliza-se campos magnéticos que fazem com que íons de hidrogênio emitam sinais eletromagnéticos. Uma segunda diferença relevante é o valor e a disponibilidade, pois a tomografia computadorizada é mais barata e mais difundida que a ressonância magnética.

Nota-se também que há diferenças na adequação das avaliações realizadas por cada exame. Enquanto a ressonância magnética avalia melhor o sistema nervoso central, a tomografia computadorizada é mais indicada para exames pulmonares. 

Não podemos nos esquecer das contra-indicações da ressonância magnética, pois não pode ser realizada em pacientes com marcapasso ou clipes de aneurisma, entre outras,  que não estão presentes na tomografia, de maneira que muitas vezes essa última é a única alternativa de exame de imagem computadorizada disponível para o paciente.

Além disso, o contraste usado em cada exame é diferente. Ao passo que na tomografia computadorizada se utiliza compostos iodados, na ressonância magnética o contraste usado é o gadolínio. Isso é importante, especialmente para pacientes com alergia ao iodo, pois podem se beneficiar da realização de ressonância magnética. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você quer se preparar para as provas de Residência Médica de todo o Brasil, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Na plataforma do Estratégia MED, há videoaulas voltadas para a prova de Residência Médica, material completo e atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Coruja VIP

Você pode gostar também