Ressonância magnética: tudo sobre!

Ressonância magnética: tudo sobre!

Quer descobrir tudo sobre ressonância magnética? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é e qual a função da ressonância magnética?

A ressonância magnética é um tipo de exame de imagem utilizado em diversas áreas da medicina para avaliar a anatomia e, em algumas situações, a funcionalidade de diversos sistemas, como músculo-esquelético, nervoso, cardíaco, entre outros.

Esse exame não utiliza radiação ionizante e sim grandes campos magnéticos para formar a imagem. Por um lado, a exposição prolongada ao campo magnético não traz riscos que a radiação causa, como, por exemplo, a maior propensão ao desenvolvimento de câncer. Já por outro ângulo, a ressonância magnética tem contra-indicações ausentes em outros exames de imagem, como pacientes com marcapasso, clipe de aneurisma, pinos e parafusos em ossos.

Além disso, o ambiente onde se realiza o exame de ressonância magnética deve ser extremamente controlado, pois, qualquer objeto que contenha ferro em sua composição, ao entrar na sala, será puxado imediatamente pelo equipamento, podendo danificar o aparelho e ferir as pessoas que estejam no local. 

Como funciona?

Como funciona a ressonância magnética?

O campo magnético do equipamento age no corpo humano pela interação com os prótons (H+) presentes nos diversos tecidos do corpo. Esses elementos são excitados nessa situação e emitem sinais de radiofrequência, que são captados por uma bobina receptora presente no aparelho e transformados em imagem por um sistema computadorizado.

Tipos

Como já abordado anteriormente, a ressonância magnética pode abranger diversos sistemas, porém podemos citar abaixo os principais objetos de tal exame:

  1. Crânio;
  2. Pelve;
  3. Coluna, em especial cervical e lombar;
  4. Coração;
  5. Abdome; e
  6. Joelhos.

É importante também citar que a ressonância magnética pode ser contrastada ou não contrastada. A função do contraste é ressaltar as estruturas anatômicas e é especialmente importante nas avaliações do sistema nervoso central e na angioressonância, que analisa os vasos sanguíneos. 

O agente usado no contraste da ressonância magnética é o gadolínio e sua administração, geralmente, é intravenosa. As principais contraindicações do uso desse fármaco são a insuficiência renal ou reação de hipersensibilidade ao medicamento. 

Quem é o responsável pela ressonância magnética? 

Enquanto quaisquer especialidades médicas podem solicitar esse exame, o profissional que o realiza é o médico radiologista. A residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem é de acesso direto, isto é, não exige outra formação prévia, exceto a graduação em Medicina,  e tem duração de 3 anos. 

Qual a diferença para a tomografia computadorizada?

Inicialmente, a principal diferença entre ambos os exames é a maneira que as imagens são formadas, pois, na ressonância magnética utilizam-se campos magnéticos, enquanto na tomografia computadorizada se utiliza radiação ionizante. Uma segunda diferença relevante é o valor e a disponibilidade, pois a ressonância magnética é mais cara e menos disponível que a tomografia.

Há diferenças também nas avaliações realizadas por cada exame. Por exemplo, a análise do sistema nervoso central é mais detalhada na ressonância magnética, ao passo que a avaliação pulmonar é melhor feita na tomografia computadorizada. 

Não podemos nos esquecer das contra-indicações da ressonância magnética, como eventualmente o uso de marca-passo, que não estão presentes na tomografia, de maneira que muitas vezes essa última é a única alternativa de exame de imagem computadorizada disponível para o paciente.

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você quer se preparar para as provas de Residência Médica de todo o Brasil, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Na plataforma do Estratégia MED, há videoaulas voltadas para a prova de Residência Médica, material completo e atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Coruja VIP

Você pode gostar também