Tricuríase: tudo sobre!

Tricuríase: tudo sobre!

Quer descobrir tudo sobre a tricuríase? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe esse texto e descubra!

O que é a tricuríase?

A tricuríase é a infecção intestinal causada pelo nematódeo da espécie Trichuris trichiura, conhecido popularmente como tricuro ou verme-chicote. Trata-se de uma infecção comum nas regiões tropical e subtropical de todo o planeta e ocorre em aproximadamente cerca de 700 milhões de pessoas no mundo.

Transmissão da tricuríase 

A transmissão da doença ocorre pelo ciclo oral-fecal, por meio da ingestão de ovos do animal em água e alimentos contaminados. Em locais com saneamento básico precário, a infecção é mais prevalente, visto que depende de condições sanitárias inadequadas para ocorrer. 

Ciclo de vida do tricuro

O ser humano é infectado a partir da ingestão dos ovos de Trichuris trichiura que contém uma larva. Os ovos eclodem no intestino delgado, liberando a larva, que passam a crescer e se desenvolver no intestino, entre as suas vilosidades. Com o decorrer do tempo, elas voltam à luz intestinal e seguem para o ceco, onde terminarão de amadurecer.

Os vermes adultos se fixam na mucosa do cólon e podem se reproduzir, momento após o qual a fêmea realizará a postura dos ovos não larvados, que serão eliminados ao ambiente externo pelas fezes. De 2 a 4 semanas fora do corpo humano, os ovos se tornam larvados, reiniciando o ciclo. 

Sintomas da tricuríase 

Os pacientes com infecções leves por tricuros são assintomáticos na grande maioria das vezes. Entretanto, quando há infecção maciça, com mais de 500 vermes adultos, pode haver apresentação clínica da doença, que varia conforme a faixa etária do paciente. 

Crianças geralmente apresentam sinais e sintomas semelhantes a uma colite ulcerativa, com disenteria crônica, anemia severa e atraso no crescimento. Já os adultos manifestam a doença com sintomas diversos, tais como desconforto e dor abdominal, perda de peso, fraqueza e diarreia com presença de muco ou de sangue

Diagnóstico da tricuríase

Pela possibilidade de se confundir a tricuríase com outras doenças de apresentação similar, é fundamental a realização de exame parasitológico de fezes para detectar a presença dos ovos de Trichuris trichiura.

Eles podem ser observados facilmente nas amostras, especialmente se processadas pelo método de flutuação com sulfato de zinco. Quando presentes, os ovos são bastante característicos, com formato de limão e opérculos nítidos em ambas as extremidades.

Os vermes podem ser vistos macroscopicamente durante a realização de anoscopia, proctoscopia ou colonoscopia na luz do intestino, entretanto esse não é um método diagnóstico para a infecção, de modo que pode ser um achado incidental na investigação de outras doenças. É importante realizar um hemograma completo para verificar se existe anemia e qual a sua gravidade. 

Tratamento e prevenção

As medicações de eleição para o tratamento da tricuríase são o mebendazol, o albendazol e a ivermectina. Esses medicamentos não devem ser prescritos durante a gestação, nem durante a amamentação. 

A dose recomendada de mebendazol é de 100 mg por via oral, duas vezes ao dia, durante três dias. Já em relação ao albendazol, utiliza-se 400mg por via oral, uma vez ao dia, também por três dias. Por fim, a ivermectina deve ser administrada em doses de 200mcg/kg, por via oral, durante três dias, em tomada única diária.

A principal forma de prevenção da tricuríase é interromper o seu ciclo de transmissão, com redes de esgoto adequadas, tratamento de água, preparação adequada de alimentos e lavagem frequente das mãos. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe para você? Então não deixe de aproveitar as outras opções para estudo que preparamos para você! Se você está se preparando para as principais e mais concorridas provas de Residência Médica do Brasil, então o Curso Intensivo do Estratégia MED é sua melhor alternativa para maximizar seu tempo. 

Na plataforma do Estratégia MED, há videoaulas elaboradas especialmente para a preparação para a prova de Residência Médica, material completo e constantemente atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Banner Estratégia MED
Você pode gostar também