Resumo de Fator Reumatoide: definição, uso clínico e mais!

Resumo de Fator Reumatoide: definição, uso clínico e mais!

Olá, meu Doutor e minha Doutora! O fator reumatoide (FR) é um autoanticorpo que foi observado inicialmente em pacientes com artrite reumatoide, justificando sua nomenclatura.

Vem com o Estratégia MED conhecer e aprender a interpretar esse importante marcador laboratorial!

O que é o Fator Reumatoide

Em 1940, o norueguês Erik Waaler e o americano Ralph M. Rose observaram a presença de anticorpos que reagiam com a porção Fc das imunoglobulinas G (IgG) em pacientes com artrite reumatoide, esses anticorpos foram posteriormente denominados fator reumatoide. O fator reumatoide é um autoanticorpo do tipo IgM que se ligam às porções Fc do IgG, formando imunocomplexos que se depositam em articulações e em outros tecidos, levando à inflamação e à lesão tecidual.  

Os mecanismos precisos que levam à produção do fator reumatoide não são totalmente compreendidos, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais possam estar envolvidos na produção do FR. É importante notar que o fator reumatoide também pode ser encontrado em outras doenças autoimunes e não autoimunes e em até 4% dos indivíduos jovens saudáveis e idosos sem qualquer patologia aparente. 

Representação esquemática do fator reumatoide. Estratégia MED

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Uso clínico do Fator Reumatoide

Embora o fator reumatoide seja amplamente estudado em pacientes com artrite reumatoide, esse marcador pode estar aumentado em outras condições, além disso, nem todo paciente com artrite reumatoide terá valores elevados do fator reumatoide. O valor de referência é < 20 UI/ml e pode estar elevado nas seguintes patologias: 

  • Hepatite C;
  • Tuberculose;
  • Endocardite infecciosa subaguda;
  • Mononucleose infecciosa;
  • Sarcoidose;
  • Esclerodermia;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Lúpus eritematoso sistêmico (LES); e
  • Sífilis.

Métodos de detecção do Fator Reumatoide 

Existem diferentes métodos de detecção do fator reumatoide (FR) no sangue. Os mais comuns incluem:

  1. Teste de Waaler-Rose: Embora não seja mais amplamente utilizado, o teste de Waaler-Rose foi um dos primeiros métodos para detecção do FR.
  1. Teste do Látex: O teste do látex é um método rápido e simples para detectar o FR.
  1. Nefelometria: A nefelometria é um método mais sensível e mais utilizado atualmente, que mede a quantidade de partículas que dispersam a luz em um soro.

Limitações do Fator Reumatoide 

É importante conhecer algumas limitações do fator reumatoide que devem ser considerados dependendo do contexto clínico: 

  1. Como já mencionamos, o fator reumatoide não é específico para a artrite reumatoide e pode estar presente em outras doenças autoimunes e em indivíduos saudáveis.
  1. Os pacientes idosos podem apresentar valores mais elevados.
  1. A transfusão recente de sangue, as múltiplas vacinações ou um complemento inadequadamente ativado podem afetar os resultados.
  1. O soro com crioglobulina ou níveis elevados de lipídios podem produzir resultados falso-­positivos.

O papel do Fator Reumatoide no diagnóstico da Artrite Reumatoide

O fator reumatoide está presente em 70% a 80% dos pacientes com artrite reumatoide, com sensibilidade de 65% a 75% e especificidade de 80% a 85%. Portanto, nem todos os pacientes com artrite reumatoide possuem FR positivo, e nem todas as pessoas com FR positivo têm artrite reumatoide. 

Os pacientes com fator reumatoide positivo com artrite reumatoide tendem a apresentar doença articular mais agressiva e manifestações extra-articulares, como nódulos reumatoide e vasculites, do que aqueles com fator reumatoide negativo. Além disso, o FR é usado como um dos critérios classificatórios para artrite reumatoide.

Fator reumatoide como critério classificatório para Artrite Reumatoide. Estratégia MED

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também: 

Referências Bibliográficas 

  1. Carl A. Burtis, David E. Bruns, Edward R. Ashwood. Interpretação de Exames Laboratoriais. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016
  1. Tiwari V, Jandu JS, Bergman MJ. Rheumatoid Factor. [Updated 2022 Jul 25]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532898/
  1. Robert H Shmerling, MD. Rheumatoid factor: Biology and utility of measurement. Uptodate. 2023
Você pode gostar também