Internato Médico e a Prova

Internato Médico e a Prova

Nesse artigo você irá encontrar informações sobre o internato médico, como funciona, e as principais dúvidas no estudante de medicina, confira abaixo:

O que é o Internato Médico?

O internato é a parte prática da graduação, como um estágio não remunerado, que acontece nos últimos dois anos da graduação. O aluno aprimora os seus conhecimentos adquiridos, trabalhando ao lado de outros profissionais.

Com o internato, o estudante de medicina tem a oportunidade de entender e aprender, na prática como funciona o dia a dia do profissional, além de desenvolver diversas habilidades e atitudes éticas para futuramente atuar na profissão.

Internato Médico

Nessa etapa final, o estudante estará passando pelo internato e, ao mesmo tempo, deverá estar se preparando para as futuras provas de Residência.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Diferença entre o Internato e a Residência Médica

Ambas possuem o foco na parte prática para que o estudante aprimore os seus conhecimentos. A grande diferença é que no internato o estudante ainda não é formado, ou seja, não é um profissional na área, não podendo solucionar casos.

Já na Residência Médica é destinada a médicos já formados. É um modelo de ensino de pós-graduação, em formato de curso de especialização. Ou seja, o médico tem permissão para atuar profissionalmente, respondendo como um médico.

O internato é obrigatório?

Sim, como faz parte da grade curricular do curso de medicina, para se formar é necessário fazer o internato nos últimos anos da graduação, sendo caracterizado como obrigatório.

Onde são realizados os internatos?

As escolas/faculdades têm a obrigação de oferecer o internato aos alunos, feito sob supervisão direta dos docentes da própria instituição.

Como conciliar o último ano de internato e o estudo para a Residência Médica?

Esse é um ponto que amedronta a maioria dos estudantes, afinal, tudo está acontecendo ao mesmo tempo, e o estudante ainda precisa estudar para a residência médica. Como fazer isso?

Fique tranquilo, o Estratégia MED separou os principais pontos a serem discutidos, além de dicas excelentes e debates com profissionais na área que já passaram pelo mesmo. Você pode conferir tudo no nosso canal do Youtube, no vídeo “Como conciliar o último ano de internato e o estudo para a residência médica?” Não perca!

Veja também

Por: Nathália Diniz

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também