Prova Revalida: o que é, nota de corte e mais!

Prova Revalida: o que é, nota de corte e mais!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece na prova do Revalida?  Todos os detalhes sobre essa seleção e como se preparar você encontra aqui no Blog do Estratégia MED. Continue nesse texto e descubra como o exame funciona!

O que é o Revalida?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) existe desde 2011 e é uma prova gerenciada pelo Inep. O órgão regulariza e valida o diploma de graduação em medicina adquirido pelos estudantes que realizaram o curso fora do país.

A prova existe para verificar se o médico formado fora tem qualificações equivalentes aos formados em solo brasileiro, para assim, assumir a profissão e cumpri-la devidamente, de acordo com a legislação. Todos, estrangeiros e brasileiros, podem realizar o exame, contanto que estejam em situação regular no Brasil e com a documentação em dia.

Conteúdo da Prova Revalida

A Matriz de Referência do Revalida se baseia na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e é válida para as duas etapas da prova. O exame tem como referência os conteúdos, habilidades e competências esperados de um recém-graduado em medicina. Além disso, a prova se adequa aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

conteúdo da prova revalida

Desta forma, os conteúdos dispostos na prova do Revalida envolvem as seguintes áreas:

  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina Clínica;
  • Cirurgia Geral;
  • Pediatria; e
  • Medicina da Família e Comunidade.

Para saber os tópicos de cada área, vale dar uma olhada na Matriz de Referência do Revalida!

1ª fase: a prova teórica 

As provas teóricas acontecem na 1ª etapa, que é dividida entre a prova objetiva (P1) e prova discursiva (P2). A primeira é composta por 100 questões de múltipla escolha, no estilo ABCD, valendo 1 ponto cada e a segunda por 5 questões discursivas, valendo, cada uma, 10 pontos. Ambas têm caráter eliminatório.

As duas provas são aplicadas no mesmo dia. A prova objetiva (P1) é realizada durante 5 horas, na parte da manhã e a discursiva (P2) em 4 horas, pela tarde. Na última edição, mais de 15 mil médicos participaram dessa primeira seleção.

Nota de corte da prova Revalida

Um diferencial é que, antes mesmo do exame acontecer, o Inep divulga a nota de corte das provas da 1ª Etapa do Revalida. Ou seja, para ser aprovado, o candidato deve atingir a nota mínima pré-estabelecida. Na edição de 2020, a nota de corte da prova objetiva (P1) foi de 63 pontos. Apenas quem alcançasse esse valor teria a prova discursiva (P2) corrigida. Já a P2 teve a nota de corte fixada em 29 pontos. Não há possibilidade de arredondamento dos resultados. 

Prova 2020Nota de corteNota máxima
Objetiva (P1)63 pontos100 pontos
Discursiva (P2)29 pontos50 pontos
Prova Prática65,7 pontos100 pontos

Em 2020, a nota de corte foi divulgada antes mesmo das inscrições para a 1ª etapa fecharem.

As notas de corte do Revalida 2021 ainda não foram divulgadas, mas você pode conferir com detalhes as notas de corte do Revalida 2020 neste documento.

2ª fase: a prova de habilidades clínicas

Se forem aprovados na primeira etapa, os candidatos passam para a prova de habilidades clínicas. Para isso, os aprovados precisam se inscrever novamente e pagar uma outra taxa para a segunda fase do Revalida. Essa fase também possui caráter eliminatório.

A prova da 2ª Etapa consiste em 10 entrevistas de diagnóstico inicial, as anamneses, que são separadas em estações. Essa fase é dividida em dois dias de prova: 5 estações no primeiro dia e outras 5 no segundo. Cada estação da prova será pontuada de 0 a 10, tendo, ao final, a nota máxima de 100 pontos.

Para avaliar os resultados, o Revalida conta com uma supervisão presencial, que é realizada por um Chefe de Estação alocado em cada estação. Esse profissional é devidamente qualificado e garante, também, as condições para a execução da avaliação.

Além disso, a análise será executada por dois médicos avaliadores, a partir de filmagens realizadas nos dias de aplicação do exame. As habilidades a serem avaliadas em cada estação serão pontuadas de acordo com um instrumento de avaliação que detalha o desempenho esperado.

O Revalida toma como referência de atendimentos os contextos abaixo:

  1. Atenção Primária;
  2. Atenção Secundária: Ambulatorial e Hospitalar;
  3. Atenção Terciária: Ambulatorial e Hospitalar;
  4. Urgência e Emergência; e
  5. Comunidade.

Em cada estação, os participantes têm 10 minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo eventuais orientações do Chefe de Estação. As tarefas que devem ser realizadas podem incluir: 

  • Realização de exame físico;
  • Interpretação de exames complementares;
  • Investigação de história clínica;
  • Formulação de hipóteses diagnósticas;
  • Demonstração de procedimentos médicos; e
  • Estabelecimento de plano terapêutico e aconselhamento a pacientes e familiares.

Os pacientes analisados nas anamneses são atores e simulam diversos sintomas, a fim de estimular a avaliação dos candidatos, assim como suas habilidades e competências nas áreas de conhecimento. Os procedimentos a serem realizados também poderão envolver instrumentos (bonecos, exames de imagem etc.) e equipamentos referentes às cinco áreas médicas definidas.

O Inep libera um edital próprio para esta etapa do processo, em que constam as estações clínicas em que a avaliação será conduzida, que são as seguintes:

Caso o candidato seja reprovado na 2ª Etapa do Revalida, ele pode realizar a prova novamente na próxima edição, sem precisar passar pela 1ª Etapa de novo. Porém, isso só é permitido durante os dois anos seguintes.

Se você se formou em medicina no exterior e quer ficar por dentro do processo seletivo do Revalida, não deixe de acompanhar o Estratégia MED! Fique ligado no nosso blog, sempre trazemos as novidades do exame e dicas imperdíveis! Também nos siga nas nossas redes sociais e no nosso canal no YouTube, temos programações feitas sob medida para você que quer ser aprovado no Revalida!

Curso Revalida Estratégia MED Reta Final 2021!

Veja também:

Você pode gostar também