Olá, meu Doutor e minha Doutora! Mamas excessivamente grandes — também chamadas de macromastia — é um problema que afeta a qualidade de vida de muitas mulheres e, com essa condição podem ter de dois a cinco quilos de excesso de peso do tecido mamário.
Vem com o Estratégia MED conhecer as indicações e técnicas cirúrgicas da mamoplastia redutora.
Navegue pelo conteúdo
O que é a Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados por cirurgiões plásticos em mulheres com mamas excessivamente grandes e pesadas (macromastia) que desejam reduzi-las por razões estéticas, funcionais ou de saúde.
As mulheres com macromastia queixam-se de dor crônica, sensação de peso das mamas, dificuldade em realizar inspirações profundas, tensão no pescoço, ombros e parte superior das costas e, com o passar dos anos, marcas profundas aparecem na região do trapézio causadas pelo sutiã de apoio.
Indicações da Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é indicada em diversas situações e, o cirurgião pode recomendar a redução mamaria se a paciente apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
- Dor crônica: é a principal indicação cirúrgica, onde as mulheres experimentam dores na mama, pescoço, ombro ou região torácica média das costas e até mesmo dores de cabeça devido ao peso excessivo das mamas.
- Desconforto mamário e comprometimento físico: seios grandes podem limitar a capacidade de participar de atividades esportivas, exercícios físicos ou até mesmo de atividades cotidianas devido ao desconforto e à dificuldade de movimentação. Como resultado, muitas mulheres tem dificuldade em perder peso.
- Alterações crônicas da pele: o atrito constante entre a pele abaixo dos seios e o sutiã pode causar erupções cutâneas, problemas de higiene e infecções de pele.
- Neuropatia: a compressão dos nervos próximos à região mamária (geralmente o nervo ulnar) leva a sintomas de dormência, formigamento e perda da sensibilidade dos dedos.
- Efeitos psicológicos negativos: muitas mulheres relatam dificuldades em encontrar roupas, desconforto com sua aparência e enfrentam problemas de autoestima. Pré-adolescentes e adolescentes com macromastia enfrentam constrangimentos e problemas de desempenho na escola.
Contraindicações da Mamoplastia Redutora
As contraindicações podem variar segundo a saúde geral do paciente, condições médicas pré-existentes e outros fatores. Algumas das contraindicações para a mamoplastia redutora incluem:
- Lactação atual ou recente;
- Presença de nódulos mamários não avaliados ou microcalcificações suspeitas;
- Risco cirúrgico devido a doenças sistêmicas, como por exemplo hipertensão arterial não controlada ou doença cardíaca grave; e
- Incapacidade de compreender as limitações do procedimento e possíveis complicações do procedimento.
Aconselhamento sobre a Mamoplastia Redutora
Este tópico talvez seja o mais importante, afinal, devemos ressaltar alguns pontos com a paciente antes de submetê-la a mamoplastia redutora. A conversa servirá para entender as expectativas da paciente, esclarecer as mudanças e possíveis complicações. Alguns pontos importantes são:
- Cicatrização: a maioria das técnicas cirúrgicas deixam uma cicatriz visível nas mamas. Uma opção é a redução somente por lipoaspiração;
- Impacto na amamentação futura: durante a mamoplastia de redução, o tecido glandular é removido, o que pode diminuir a quantidade de leite produzido e/ou extraído da mama. A capacidade de amamentar após a cirurgia de redução mamária varia de 20 a 90% e, na maioria das vezes, a amamentação precisa ser complementada com fórmula.
- Mudança de sensibilidade: após a cirurgia, é normal haver algum grau de alteração na sensibilidade das mamas e dos mamilos. Isso ocorre devido à manipulação dos nervos durante o procedimento cirúrgico. A recuperação da sensibilidade pode levar algum tempo e, embora rara, a diminuição da sensibilidade pode ser permanente.
Técnicas Cirúrgicas da Mamoplastia Redutora
Existem várias técnicas cirúrgicas para a redução da mama que dependerá do tamanho e o grau da macromastia, o tamanho desejado das mamas no pós-operatório, a qualidade da pele e a história de cirurgia mamária prévia. A quantidade de tecido mamário removido pode variar, sendo:
- Pequenas reduções de 200 a 400 gramas por lado;
- Reduções moderadas de 400 a 700 gramas por lado;
- Grandes reduções de 700 a 1200 gramas por lado; e
- Gigantomastia envolvem reduções de mais de 1200 gramas por lado.
As principais técnicas cirúrgicas são:
- Técnica de pedículo inferior ou superomedial: são as opções mais seguras e realizadas atualmente.
- Enxerto mamilar livre: utilizada em mulheres com gigantomastia. Está associado a incapacidade de amamentação e perda da sensibilidade das mamas.
- Lipoaspiração: uma opção para as mulheres que não querem cicatrizes pós-operatórias e quando o excesso de tecido é principalmente adiposo.
Complicações da Mamoplastia Redutora
As complicações pós-operatórias são raras e autolimitadas e incluem principalmente:
- Assimetria mamária;
- Celulite;
- Hematoma;
- Seroma;
- Necrose cutânea menor no local das incisões; e
- Cicatrização anormal.
Cuidados Pós-Operatórios da Mamoplastia Redutora
O pós-operatório costuma ser tranquilo e a maioria das pacientes não necessita de hospitalização. As mamas são cobertas com curativos ou bandagens para proteger as incisões e auxiliar na cicatrização e o uso de sutiã cirúrgico também é importante durante a recuperação.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
Venha fazer parte da maior plataforma de Medicina do Brasil! O Estrategia MED possui os materiais mais atualizados e cursos ministrados por especialistas na área. Não perca a oportunidade de elevar seus estudos, inscreva-se agora e comece a construir um caminho de excelência na medicina!
Veja também:
- Resumo de nódulos benignos da mama: diagnóstico, tratamento e mais!
- Resumo de fibroadenoma mamário: diagnóstico, tratamento e mais!
- ResuMED de rastreamento do câncer de mama
- Câncer de Mama: tudo sobre!
- ResuMED de Câncer de mama – classificação, tratamento, tipos e muito mais!
- Residência Médica em Cirurgia Plástica: rotina, remuneração, estudos e mais!
Referências Bibliográficas
- HANSEN, J. CHANG, S. Overview of breast reduction. Uptodate, 2023. Disponível em: Uptodate
- Perdikis G, et al. American Society of Plastic Surgeons evidence-based clinical practice guideline revision: Reduction Mammaplasty. Plast Reconstr Surg. 2022 Mar 1;149(3):392e-409e. DOI: 10.1097/PRS.0000000000008860
- MONTEROS, AE. Lejour Breast Reduction. Medscape, 2021. Disponível em: Medscape