Ventilação mecânica: o que é, tipos e mais!

Ventilação mecânica: o que é, tipos e mais!

Em algum momento você já deve ter ouvido o termo ventilação mecânica, mas ficou com dúvida sobre como e quando é utilizada. Para solucionar os seus questionamentos, o Estratégia MED preparou este artigo! Acompanhe!

O que é ventilação mecânica?

A ventilação mecânica se dá através do uso de máquinas auxiliando ou substituindo totalmente os mecanismos fisiológicos responsáveis pela troca gasosa, de forma invasiva ou não invasiva. Geralmente, esse dispositivo é utilizado em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.

Além de promover as trocas gasosas, a ventilação mecânica também é utilizada nos casos de:

  • Alívio à demanda da musculatura respiratória, que está aumentado nos casos de insuficiência respiratória, reduzindo ou ainda evitando a sua fadiga;
  • Correção da acidose respiratória e insuficiência respiratória relacionadas à hipercapnia;
  • Diminuição do consumo de oxigênio, que gera desconforto respiratório; e 
  • Aplicação de terapêuticas específicas.

Quais os modos de ventilação mecânica?

A ventilação mecânica pode ocorrer de forma invasiva ou não invasiva. A seguir, entenda o funcionamento desses dois métodos: 

Ventilação Não Invasiva

A ventilação não invasiva (VNI) se dá pela ausência de via aérea artificial no suporte ventilatório, o que significa que não há uso de dispositivos dentro da via aérea do paciente, como máscara laríngea, cânulas orotraqueais ou de traqueostomia. Nesse tipo de ventilação, são utilizados dispositivos, como máscaras faciais ou nasais, que servem como suporte ventilatório para paciente que precisa de auxílio do ventilador.

A VNI tem indicações específicas, eventualmente utilizando-se de pressão inspiratória para ventilar o paciente e pressão positiva expiratória para auxiliar na efetividade de ventilação do enfermo.

Além disso, esse método é capaz de reduzir as complicações associadas a infecções hospitalares e em situações específicas, como no DPOC exacerbado. Em consequência disso, tem-se uma redução na mortalidade. 

Indicações:

Hipercapnia ou Hipoxemia
Agudização do DPOC
Asma
Doenças Neuromusculares
Pós-extubação / Retirada de Ventilação Mecânica
Edema Agudo de Pulmão
SARA
Pneumonia
Pós-operatório
Durante broncoscopia

Utilizamos a VNI no caso de pacientes com Volume Minuto > 4Ipm, PaCO2 < 50mmHg e pH > 7,25, segundo as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica, visando prevenir a fadiga muscular e/ou uma parada respiratória. No entanto, caso o paciente possua contraindicações e necessite de suporte ventilatório, o médico deve optar pela Ventilação Mecânica Invasiva. 

Veja as contraindicações a seguir:

As contraindicações podem ser divididas entre absolutas e relativas:

ABSOLUTAS
Parada Cardiorrespiratória
Necessidade de intubação de emergência 
RELATIVAS
Incapacidade de cooperação
Incapacidade de proteção de vias aéreas
Presença de secreções abundantes, ou outro risco de aspiração
Cirurgia facial ou Trauma de face
Cirurgia neurológica
Falências orgânicas não respiratórias: encefalopatia, arritmias, hemorragias digestivas graves com instabilidade hemodinâmica
Obstrução de vias aéreas superiores
Anastomose recente de esôfago – evitar pressões > 20 cmH2O

Ventilação Invasiva

A ventilação invasiva é realizada através do uso do tubo orotraqueal ou traqueostomia. Ela pode ser necessária em diversas situações clínicas. Por exemplo, em casos de trauma grave com rebaixamento do nível de consciência, SARA grave, lesão por inalação em incêndios, incapacidade de proteger a via aérea, instabilidade hemodinâmica, ou ainda:

Quais os benefícios da ventilação mecânica?

O uso de ventilação mecânica permite reduzir o trabalho da musculatura respiratória, de forma a evitar a fadiga e desconforto no paciente. Além disso, em alguns casos, é a principal terapêutica, como no edema agudo de pulmão. 

Estudar por Questões

Se você está se preparando para algum processo seletivo de Residência Médica, é importante que você estude por resolução de questões para se sentir mais confiante! Por isso, ter o Banco de Questões do Estratégia MED do seu lado é fundamental!

O BQMED permite que você tenha acesso a milhares de questões de Residência Médica e Revalida, sendo que muitas delas estão comentadas por nossos professores! Você não pode perder essa oportunidade, clique no banner e conheça agora o Banco de Questões do Estratégia MED!

Por: Caterina Germino

Ventilação Mecânica - Blog do Estratégia MED
Você pode gostar também
Anamnese
Leia mais

Anamnese: tudo sobre!

Quer descobrir tudo sobre a anamnese? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto.…