Resumo do polígono de Willis: diagnóstico, tratamento e mais! 

Resumo do polígono de Willis: diagnóstico, tratamento e mais! 

Definição

O polígono de Willis (PW) é uma estrutura anatômica importante do corpo, que fornece uma conexão anastomótica entre as circulações cerebrais anterior e posterior, fornecendo fluxo colateral para regiões cerebrais afetadas em casos isquemia secundário a doença ou dano do vaso em uma ou mais áreas. 

Anatomia

O PW é uma estrutura vascular em que as artérias cerebrais anteriores (ACA) e posteriores (ACP) se conectam a artéria carótida interna (ACI) e fecham um polígono através das artérias comunicantes. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O anel é delimitado anteriormente por uma única artéria comunicante anterior, que conecta as artérias cerebrais anteriores bilaterais, ramos das artérias carótidas comuns. Cursando posteromedialmente a cada junção ACA-ACI , as artérias comunicantes posteriores conectam-se aos segmentos horizontais (P1) das artérias cerebrais posteriores (PCA) esquerda e direita. A circulação posterior deriva sangue das artérias vertebrais (AV) bilaterais.

Crédito: Wikipedia
From: Neuroanatomy, Circle of Willis

O ponto de conexão entre as art. cerebrais e artéria carótida interna no polígono é justamente o local onde a continuação lateral da ACI torna-se a artéria cerebral média (ACM). 

Um PW completo, onde não há componente está ausente ou hipoplásico é visto apenas em 20 a 25% dos indivíduos. As anomalias da circulação posterior são mais comuns e vistas em quase 50% das peças anatômicas, sendo a principal hipoplasia de um ou ambas comunicantes posteriores. Das condições anteriores, a comunicante anterior fenestrada ou ausentes ou segmento A1 das cerebrais anteriores hipoplásicas são as mais comuns. 

Importância clínica do polígono de Willis

O PW é de grande importância clínica devido à sua estrutura, função e localização. Como a conexão entre as circulações cerebrais anterior e posterior, o polígono perfunde o cérebro e protege contra a isquemia, principalmente porque os locais de maior obstruções importantes são segmentos da ACM. 

Por outro lado, o PW é o local mais comum de aneurismas intracranianos, sendo que 85% dos aneurismas ocorrem na circulação anterior, seja na junção da comunicante posterior com a ACI, na a. comunicante anterior ou na cerebral média. 

BANNER_PORTAL_ (1).jpg

Veja também:

Referências bibliográficas:

Você pode gostar também