O Maior Simulado de Residência Médica do Brasil

O Maior Simulado de Residência Médica do Brasil

Ao se preparar para os seletivos de Residência Médica, é necessário um meio para testar seus conhecimentos. Por isso, para o ano de 2021 o Estratégia MED preparou o Maior Simulado e Residência Médica do Brasil!

Spoiler: os futuros residentes tiverem à disposição 1000 questões inéditas! Não tinha como não participar, não é mesmo? Vem ser coruja e confira como foi o evento!

O que é o Maior Simulado de Residência Médica do Brasil?

Nós sabemos que é primordial o estudo por meio de questões e simulados, ou seja, essa é a melhor forma de se preparar para as provas. Pensando nisso, o EMED fez 20 simulados simultâneos das seguintes instituições:

  • SUS SP;
  • USP SP;
  • UNIFESP;
  • UNICAMP;
  • USP RP;
  • HIAE;
  • UNESP;
  • SCMSP;
  • FMABC;
  • IAMSPE;
  • PSU-MG;
  • AMRIGS;
  • UFRJ;
  • SES RJ;
  • UERJ;
  • SUS BA;
  • SES PE;
  • SURCE;
  • SES DF; e
  • ENARE.

O futuro residente teve 14 dias para realizar os simulados e nós queríamos que fosse aproveitado esse tempo para praticar o máximo possível. Todos os simulados eram compostos por 50 questões inéditas específicas para cada instituição e o aluno teve que resolvê-los no período de 2 horas e 30 minutos. Assim que finalizasse, era encaminhado automaticamente o resultado para avaliar em que temas a pessoa está bem e quais temas precisam de mais atenção. Além de poder aproveitar para compartilhar com o EMED e contar sua experiência! 

As provas ficaram disponíveis no Banco de Questões do Estratégia MED.

Cronograma – Maior Simulado de Residência Médica do Brasil 2021

  • Início dos simulados: no dia 10/10/2021, às 00h, a plataforma foi aberta (cadernos só foram disponibilizados às 13h);
  • Fim dos simulados: 24/10/2021, às 00h; e
  • Duração máxima: 2 horas e 30 minutos.

Instituições Participantes

Logo a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma das instituições participantes do Maior Simulado de Residência Médica do Brasil. Confira!

SUS SP

Não é à toa que o processo seletivo para Residência Médica do Sistema Único de Saúde de São Paulo (SUS-SP) sempre conta com milhares de inscritos: este é um dos principais concursos do Brasil quando se fala da tão sonhada vaga na Residência Médica. Isso acontece por conta das centenas de vagas ofertadas e dos vários hospitais participantes

Uma das instituições participantes do seletivo da SUS-SP oferece o programa de Residência Médica dos seus sonhos? Confira o material que separamos aqui para você ficar por dentro de como funciona a seleção!

USP SP 

Não é apenas o vestibular para ingressar no curso de Medicina da USP que é muito concorrido. Para os programas de Residência Médica, a USP-SP faz questão de manter o mesmo nível de excelência e, por isso, seu seletivo é um dos mais procurados e é considerado um dos mais exigentes também. Além da qualidade, a USP representa uma parte considerável da história de São Paulo, já que foi criada em 1934. Já a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantida pela USP-SP, é ainda mais antiga: foi fundada em 1912!

Quer fazer parte dessa história e realizar a sua Residência Médica na USP-SP? Confira esse texto que preparamos para você conhecer o estilo de prova da USP-SP e ainda conferir tudo sobre o edital 2022, que já foi divulgado!

UNIFESP

O próprio núcleo de origem da UNIFESP, a Universidade Federal de São Paulo, é a Escola Paulista de Medicina, que foi fundada em 1933 e federalizada em 1956. A instituição foi uma das primeiras do Brasil a oferecer Programas de Residência Médica e a instituição é considerada uma das grandes referências da área da Saúde do país. 

Hoje, a UNIFESP conta com mais de 98 programas diferentes e 649 médicos residentes. Quer ser um deles em 2022 e cursar a sua especialidade dos sonhos na UNIFESP? Separamos diversas informações para ajudar na sua preparação clique aqui e saiba tudo sobre o seletivo da instituição!

UNICAMP 

Quando participam do seletivo para Residência Médica da instituição, é na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp que os candidatos almejam atuar. Atualmente, a universidade oferece programas de residência médica em 47 especialidades e 36 áreas de atuação.

Além da diversidade de especialidades, o complexo da área da Saúde da Unicamp é muito rico, pois conta com o Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Caism, Hospital Estadual de Sumaré, AMEs, bem como laboratórios e centros de pesquisa. Gostaria de realizar a sua Residência Médica em um deles? Confira o texto específico sobre a Unicamp no nosso blog e não perca uma só informação sobre o seletivo!

USP RP 

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto foi fundada em 1951 e traz até hoje a excelência no atendimento e na assistência à saúde pelo SUS, tanto para a cidade de Ribeirão Preto, quanto para outras regiões.

O campus é formado por diversas Unidades de Ensino, o Hemocentro e o Hospital das Clínicas, que possui um dos centros de pesquisa mais avançados de toda a América Latina. Se você quer ser o próximo residente da USP RP, é melhor conhecer o estilo da banca examinadora. Então você também deveria conferir todas as informações sobre o seletivo da instituição clicando aqui!

HIAE

Uma das grandes referências de saúde do Estado de São Paulo – e do Brasil – o Hospital Israelita Albert Einstein foi eleito sete vezes consecutivas o melhor hospital da América Latina pela revista AméricaEconomia Intelligence, além de ser considerado um dos melhores do mundo pela revista americana Newsweek.

Não é à toa que o seu programa de Residência Médica seja um dos mais desejados e concorridos. Você quer conquistar a tão sonhada vaga e ser um dos profissionais mais requisitados pelo mercado? Então, aproveite para conferir todas as informações que separamos aqui para você!

UNESP

A Universidade Estadual Paulista é uma instituição pública, criada em 1976, e conta com diversas Unidades Universitárias distribuídas em 24 cidades do Estado de São Paulo.

Mas você, futuro residente, deve estar interessado na cidade de Botucatu, pois é nela que a Unesp abriga o complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, que conta com o Hospital Estadual Botucatu, Pronto Socorros, Casas de Apoio e mais.

São mais de 30 especialidades médicas disponíveis! Então, você não vai querer perder a oportunidade, não é? Para isso, clique aqui para ficar por dentro de como foi o último seletivo.

SCMSP

História é o que não falta para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fundada há mais de 400 anos, ainda hoje é considerada referência por seus atendimentos.

São cinco unidades presentes na cidade de São Paulo que oferecem tratamentos nas especialidades clínicas e cirúrgicas, acompanhamento em gestações e partos de alto risco, atendimentos de urgência e emergência, tratamentos prolongados e muito mais.

Tem interesse em um dia fazer parte dessa histórica caminhada? Confira aqui tudo sobre o seletivo passado.

FMABC

O Centro Universitário FMABC é mantido pela Fundação ABC, uma Organização Social de Saúde e entidade filantrópica. Presente nos três municípios do ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), possui 8 hospitais pela região, atendimento ambulatorial para pacientes do SUS, convênios e particulares, laboratório próprio e é uma das instituições mais procuradas quando pensamos em formação inovadora.

Se interessou? Clique aqui e saiba tudo sobre o último processo seletivo.

IAMSPE

O Instituto de Assistência Médica ao Serviço Público Estadual (IAMSPE) possui uma rede própria, distribuída em 173 municípios do Estado de São Paulo, e atende 1,3 milhão de funcionários públicos e seus dependentes.

Conta com 80 hospitais, 17 postos de atendimento próprio, 80 laboratórios de análises clínicas e de imagem, e mais de 2.500 médicos credenciados que oferecem atendimento médico em consultórios e clínicas particulares.

Dê uma olhada aqui no programa de Residência Médica do IAMSPE, é uma grande opção para seu futuro!

PSU-MG

O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais é promovido pela AREMG e é o maior concurso de residência médica do estado de Minas Gerais.

O seletivo conta com 81 instituições aderentes, sendo elas públicas, federais, municipais, hospitais privados e mais, incluindo o famoso Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora.

Quer ficar ainda mais por dentro do Processo Seletivo? Então, clique aqui e confira o artigo específico sobre o seletivo que possui vagas em mais de 60 especialidades. Não perca também o vídeo que os professores do Estratégia MED prepararam para você sobre o edital de 2022 do PSU-MG!

AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul foi fundada em 1951 e é o maior concurso unificado de residência médica da região Sul do Brasil. Ele é feito em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Associação Médica do Mato Grosso do Sul (AMMS), de Mato Grosso e Rondônia e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Além disso, a AMRIGS também é uma das maiores seleções do Brasil e conta com mais de 100 instituições participantes, um dos maiores números em um concurso de residência médica no país! Por isso, não deixe de conferir o nosso artigo próprio sobre todos os detalhes da instituição, clicando aqui.

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a universidade brasileira com a melhor posição no Webometrics Ranking of World Universities 2021 e a segunda maior da América Latina. Entre as suas principais unidades hospitalares, está o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), um dos maiores do Brasil, com uma referência nacional e internacional.

Se a UFRJ é a universidade dos seus sonhos, confira o artigo que o Estratégia MED preparou para você sobre o último processo seletivo e se prepare para a sua tão esperada prova!

SES RJ

O processo seletivo unificado para Residência Médica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) é o maior do estado, é organizado pela CEPUERJ e engloba diversos hospitais federais e estaduais do local.

A SES foi premiada pelo governo com 11 instituições com excelência em gestão pública, além de receber o prêmio InovaSUS pelo Ministério da Saúde. Se você, futuro residente médico, tem o desejo de estudar nessa renomada instituição, clique aqui e fique por dentro de todos os detalhes do seletivo!

UERJ

O processo seletivo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro é um dos principais e mais concorridos do estado. A UERJ, além de ser constituída por diversos campi, também administra o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que é gerenciado pela EBSERH e é uma referência em diversas especialidades médicas, sendo um dos maiores complexos de saúde brasileiros.

Por isso, se a UERJ é do seu interesse, fique ligado em todos os detalhes que você precisa saber sobre o próximo processo seletivo aqui.

SUS BA 

O SUS-BA é um processo seletivo unificado que conta com mais de 30 instituições participantes e centenas de vagas distribuídas pelo Estado da Bahia, o que o torna um dos mais esperados e concorridos anualmente. 

Para não ficar de fora dessa grande chance, dê uma olhada no que separamos para você aqui e confira também o vídeo no nosso canal do Youtube, com todas as informações sobre o último edital, e dicas para não ter dor de cabeça e mandar muito bem na prova!

SES PE 

A SES-PE (Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco) é o maior órgão do Governo do Estado e a segunda maior secretaria estadual do Brasil! Atualmente administra hospitais, UPAs, UPAEs, farmácia, laboratórios, central de transplantes e mais.

Como muitas outras, possui um processo seletivo unificado para residência médica onde conta com centenas de vagas, para mais de 30 instituições, e especialidade é o que não falta. No último seletivo divulgado foram mais de 70 especialidades médicas disponíveis!

Se interessou? Então vem dar uma olhada sobre o processo seletivo da SES-PE aqui. Não tem como ficar de fora.

SURCE

A SURCE, também conhecida como PSU-CE, é coordenada pela famosa Universidade Federal do Ceará, porém, possui um grupo de 13 instituições diferentes e conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, das escolas médicas do estado, públicas ou privadas e dos hospitais do interior e da capital.

Se encontrar o seu nome na lista dos aprovados do seletivo da SURCE é um dos seus maiores sonhos, você está no lugar certo! Basta clicar aqui e conferir todas as informações sobre a próxima prova, desde o cronograma e todas as vagas que a instituição oferece, até o resultado final.

SES DF 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF) oferece um dos seletivos mais concorridos do país. Para o concurso de 2022, teremos 11 instituições participantes e, assim como 2021, a banca examinadora será o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Confira também todas as informações sobre processo seletivo para o ano de 2022 clicando aqui!

ENARE

O Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE) está sendo muito falado e se tem a aposta de que ele será o ENEM da Residência Médica, por isso, fique ligado nesse concurso!
O edital para a edição 2021 já saiu e são mais de 70 instituições participantes, com mais de 2400 vagas!

Não teve como ficar de fora dessa, né, futuro residente? Fique ligado no blog do Estratégia MED, confira tudo que sempre preparamos para você e fique ainda mais próximo de sua aprovação! Lembre-se quem estuda junto, aprova junto e nós estamos com você.

o Maior Simulado de Residência Médica do Brasil, com 20 simulados simultâneos, cada um com 50 questões direcionadas para as bancas das instituições mais procuradas do Brasil

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também