Mais Médicos terá retificação de edital e outras iniciativas
Créditos: Foto de divulgação

Mais Médicos terá retificação de edital e outras iniciativas

Secretário da APS anuncia retificação do edital para formandos em junho, editais com contrapartida dos municípios em agosto e outras iniciativas

Durante a sessão de tira-dúvidas sobre o Mais Médicos, transmitida no canal oficial do Youtube do Ministério da Saúde na noite de hoje (29), o Secretário e o respectivo Secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes Felipe Proenço, anunciaram a retificação do edital de chamamento de profissionais para o programa Mais Médicos para o Brasil.

A retificação atende a demandas de candidatos com questões específicas, como é o caso daqueles cuja formação está prevista para junho de 2023. Com a nova redação, o edital e o cronograma aceitarão a apresentação do CRM desses candidatos até o início das atividades no programa. Acompanhe o Portal de Notícias do Estratégia MED para receber essa e outras informações sobre o Mais Médicos:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Renovação dos contratos de ciclos anteriores

Questionado sobre a participação dos médicos que ingressaram no programa em ciclos anteriores, Nésio Fernandes reforçou que os benefícios seriam concedidos apenas aos participantes ingressantes pelo atual regimento da Medida Provisória. Mas anunciou que já está em estudo a possibilidade dos médicos participantes do atual ciclo, que se encerra em julho, a reingressarem às atividades pelos novos editais, que devem ser publicados em agosto. E, a partir do aceite das novas condições, o participante teria acesso aos novos benefícios.

Novos editais relacionados ao Mais Médicos

Estão previstas novas iniciativas relacionadas ao Mais Médicos para promover o aumento de especialistas em Medicina de Família e Comunidade.

Para os próximos dias, uma Portaria será publicada com os critérios de incentivos para a residência em Medicina de Família e Comunidade, com o mapeamento das áreas de maior vulnerabilidade que contam com residentes em MFC.

Outra iniciativa prevista é o incentivo para quem ingressar em julho de 2023, por editais extemporâneos, nas vagas autorizadas pelo Pró-Residência. Esses incentivos serão direcionados exclusivamente para os residentes ingressantes nessas vagas e que contaram com financiamento estudantil na graduação, como o FIES, e que já concluíram o programa de residência.

Também será lançado o programa de formação em preceptoria, tutoria e supervisão no âmbito da atuação em Medicina de Família e Comunidade. Esse programa atenderá a necessidade de ampliação do número de residentes e profissionais especialistas que apoiarão no desenvolvimento das atividades do Mais Médicos.

Revalidação de diplomas

Nésio Fernandes confirmou o desconto de 50% na inscrição no exame de revalidação de diplomas de medicina expedidos no exterior para os médicos intercambistas. Além disso, o período de participação no programa Mais Médicos, antes de efetivada a revalidação do diploma de medicina no Brasil, será reconhecido para a prova de título da SBMFC e, ao final dos 4 anos no programa, também validado para concursos públicos que exijam tempo de experiência na atenção primária à saúde.

Recorde de inscrições no Mais Médicos

Na mesma sessão de tira-dúvidas sobre o Mais Médicos, Nésio Fernandes adiantou que já no dia 28 de maio, ou seja, 3 dias antes do encerramento do período de inscrições, a edição do programa alcançou o recorde de registros no SGP de interessados, com ampla participação de médicos brasileiros.

Para essas e outras novidades do Mais Médicos, Revalidação de Diplomas, Concursos Médicos e Residência, acompanhe o Estratégia MED nas redes sociais, Youtube e no Google News.

Prova Prática Online CTA
Você pode gostar também
Foto de mulher de braços cruzados, vestindo jaleco branco e com estetoscópio no pescoço. Ao fundo, logo do programa Mais Médicos para o Brasil e o mapa do Brasil estilizado.
Leia mais

Mais Médicos terá Comissão instalada na quarta-feira (10)

Convocada em caráter emergencial, a comissão mista da MP que relançou o Mais Médicos se reunirá amanhã (10) para eleger presidente e vice-presidente do colegiado; 258 pedidos de emenda ao texto original foram registrados