Associação Médica do Paraná confirma data do Exame AMP para Residência Médica 2023/2024
Estratégia MED | Foto: Comunicação – Marketing Mackenzie

Associação Médica do Paraná confirma data do Exame AMP para Residência Médica 2023/2024

Edital do processo seletivo 2023, com ingresso dos residentes em 2024, será divulgado em agosto

A Universidade Corporativa da AMP (Ucamp), que organiza todo o processo seletivo de residência médica da Associação Médica do Paraná, divulgou junto ao órgão as primeiras informações do Exame AMP 2023, que prevê ingresso dos residentes em 2024. A prova está marcada para o dia 2 de novembro de 2023, feriado nacional. Segundo a Ucamp, a data visa possibilitar que candidatos de outras cidades e estados participem do exame.

O comunicado divulgado na página oficial da AMP ainda confirma mais informações: as provas serão aplicadas em Curitiba, Londrina e Cascavel, cidades paranaenses. A 22ª edição do exame AMP seguirá o fluxo das edições passadas e terá duas modalidades de provas: a geral, para candidatos às especialidades de acesso direto, e a específica, destinada aos inscritos para residência médica em especialidade com pré-requisito.

O edital do exame AMP para Residência Médica 2023/2024 será divulgado em agosto de 2023, juntamente aos editais das COREMES das 39 instituições participantes. Já as incrições para a seleção de residência médica da AMP começarão no dia 4 de setembro.

Mais previsões e datas das provas 2024 você encontra em: Calendário de Residência Médica 2023/2024

Como foi a última edição da AMP para Residência Médica

Para ingresso em 2023, a AMP divulgou o edital unificado de sua seleção (AMP 2022/2023) no dia 23 de agosto de 2022, além dos editais individuais de cada instituição.

No processo seletivo da AMP 2022/2023, foram aplicados dois tipos de prova:

  • Prova Geral: Para as especialidades de Acesso Direto, com duração de 4h15min; e
  • Prova Específica: Para as especialidades com Pré-Requisito, com duração de 3h15min.  
EspecialidadesQuestõesConteúdo
Acesso Direto100 questões de múltipla escolhaClínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, e Medicina Preventiva e Social
Pré-Requisito20 a 50 questões de múltipla escolhaConforme Área Básica escolhida

Tanto a prova geral, quanto a específica foram avaliadas entre 0 e 10 pontos e tiveram cinco alternativas possíveis de resposta, com apenas uma correta. Além disso, as duas provas aconteceram no dia 6 de novembro, às 8h15 (horário de Brasília).

A segunda fase do processo seletivo da AMP é constituída pela análise curricular e/ou pela prova prática, contudo, esses processos são de responsabilidade exclusiva dos Programas de Residência Médica participantes. Para saber melhor sobre essa etapa, o candidato precisou conferir junto ao edital específico da instituição que escolheu no processo seletivo da AMP.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

A Associação Médica do Paraná

Associação Médica do Paraná (AMP) foi criada em 1933 e representa a junção de três organizações: a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná.

Com o objetivo de auxiliar toda a classe médica do Paraná, a associação pode interferir em qualquer finalidade que inclua a saúde pública, inclusive, a residência médica. Dentro da AMP existem mais duas organizações, o Sistema Nacional de Atendimento Médico e a Universidade Corporativa, esta sendo a responsável por juntar e manter o convênio com as escolas de medicina e assim supervisionar e divulgar os processos de residência médica das instituições filiadas.

Se você está interessado na Residência Médica de uma das instituições participantes da AMP ou em qualquer outro grande seletivo, então, priorize um método de estudo que seja eficaz e rápido. Por isso, a resolução de questões é uma prática essencial. Ao estudar por questões, seja com o Banco de Questões do Estratégia MED ou com os Sprints, os candidatos se familiarizam com o estilo da prova, calculam seu tempo de resolução e também identificam as matérias que mais exigem sua atenção. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
Leia mais

ISCML 2023: saiu o edital!

Foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, o edital da edição 2023 do processo seletivo de…