A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) confirmou que não participará do Exame Nacional de Residência (ENARE) na edição 2025/2026. A informação foi repassada ao time de jornalismo do Estratégia MED nesta segunda-feira, 19 de maio, por meio de contato realizado via e-mail institucional.
De acordo com a organização, o edital de abertura do processo seletivo unificado será publicado no dia 4 de setembro de 2025. Já a tradicional Prova AMRIGS está prevista para o dia 23 de novembro.
O cronograma completo, com as demais etapas da seleção, será divulgado apenas em julho. Informações a respeito das instituições que seguem no exame, bem como a divulgação da relação de vagas ofertadas, não foram compartilhadas.
Para não perder nenhuma atualização sobre editais, datas de prova e demais etapas dos processos seletivos, acompanhe o Calendário de Residência Médica 2025/2026 do Portal de Notícias do Estratégia MED, constantemente atualizado com as principais informações dos certames em todo o país.
Navegue pelo conteúdo
Como foi a última edição da AMRIGS
Com 116 instituições participantes, a última edição do exame AMRIGS contou com mais de 1.800 vagas ofertadas e distribuídas entre especialidades de Acesso Direto e com Pré-Requisito exigido.
Composta por uma prova objetiva, aplicada em cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, é a única etapa do exame e teve suas particularidades. Para as especialidades de Acesso Direto, a prova foi constituída por 100 questões de múltipla escolha, enquanto para as especialidades com Pré-Requisito, a prova contou com 25 questões também objetivas.
Após a divulgação da nota, os candidatos devidamente classificados seguiram para a segunda etapa – caso houvesse – de sua instituição escolhida.
A AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi fundada em 1951 e tem como objetivo agrupar todos os médicos do estado em um só local, em busca de debater, trocar experiências e atualizações sobre a vida prática e acadêmica. Além disso, é um espaço que conta com auditório e salas equipadas para a formação dos médicos.
A AMRIGS é responsável pelo Processo Seletivo Unificado (PSU) do Rio Grande do Sul. A seleção para a residência médica é feita por uma prova para as especialidades de Acesso direto e com Pré-Requisito. O processo seletivo é conhecido no Brasil todo como uma das avaliações mais importantes para o ingresso na residência médica.
Se você está interessado na Residência Médica de uma das instituições participantes da AMRIGS ou em qualquer outro grande seletivo, então, priorize um método de estudo que seja eficaz e rápido. Por isso, a resolução de questões é uma prática essencial. Ao estudar por questões, seja com o Banco de Questões do Estratégia MED ou com os Sprints, os candidatos se familiarizam com o estilo da prova, calculam seu tempo de resolução e também identificam as matérias que mais exigem sua atenção. Vem ser coruja!
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.