Foi divulgada hoje (11), a lista com os candidatos aprovados na 1ª chamada do processo seletivo para Médicos Bolsistas do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) 2022, promovido pela ADAPS em parceria ao IADES. Os candidatos puderam escolher entre os dias 5 e 7 de novembro os munícipios para atuação a fim de preencher as 2.188 vagas ofertadas para lotação.
Haverá uma nova escolha de vagas?
As notas finais dos candidatos – divulgadas em 1º de novembro – foram utilizadas para a escolha de vagas que aconteceu entre as 8h do dia 5, até as 20h do dia 7 de novembro de 2022. O candidato utilizou a pontuação alcançada após a prova para escolher, dentre os municípios participantes e com vagas destinadas a médicos bolsistas, onde irá trabalhar.
O sistema de seleção privilegiou os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem ficará com as vagas primeiro levando em consideração a ordem de suas opções de local (1ª, 2ª ou 3ª opção). Segundo o Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS, o candidato não aprovado na 1ª chamada ou que optou por não participar neste 1º momento poderá esperar as próximas chamadas e apenas escolher o município quando de fato tenha interesse em participar e ingressar no programa.
Isso ocorre por conta do extenso cadastro reserva que o Programa Médicos pelo Brasil dispõe, pois diversos outros chamamentos podem ser realizados ao longo do ano, ainda se utilizando das notas tiradas pelos candidatos em outubro de 2022. Entretanto, ainda não existem previsões para os próximos chamamentos.
“O quadro de vagas é altamente dinâmico, sendo que novos quadros de vagas poderão ser publicados conforme demanda dos munícipios e as notas dos candidatos serão aproveitadas durante todo o período de validade do processo seletivo.”
– Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS
Ao todo, 20.667 candidatos inscritos concorreram a uma das 2.188 vagas para o cargo de Médico Bolsista, que irá especializar os aprovados na especialidade de Medicina de Família e Comunidade por meio de uma carga horária de 40h semanais assistenciais + 20h formativas, com remuneração que pode chegar a R$ 22.100,00.
Confira como ficou a concorrência geral do concurso:
Inscritos totais | Vagas | Concorrência |
---|---|---|
20.667 | 2.188 | 9.44 |
Apesar das inúmeras orientações disponibilizadas pelo IADES, em edital e em comunicações específicas, 4.398 candidatos foram eliminados do processo seletivo por por não atenderem ao disposto nos documentos oficiais.
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!