AREMG publica editais para seleção com vagas autorizadas pelo Pró-Residência
Créditos: Estratégia MED e AREMG

AREMG publica editais para seleção com vagas autorizadas pelo Pró-Residência

PSU-MG Extemporâneo conta com a participação de 9 instituições contempladas por vagas autorizadas pelo Pró-Residência

Nesta sexta-feira (5), a Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG tornou público os editais para seu processo seletivo unificado extemporâneo de residência médica com ingresso dos aprovados no segundo semestre do ano.

Ao todo, nove instituições participantes da seleção foram contempladas com a autorização de vagas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência) e contam com editais individuais dispondo de todas as informações necessárias, como cronograma, oferta de vagas, documentação e mais.

Os interessados terão entre os dias 22 e 23 de maio de 2023 para se inscreverem mediante preenchimento de formulário eletrônico, envio de documentos curriculares e pagamento da taxa de inscrição de R$220,00 para se candidatar em uma das seguintes instituições:

  • Associação Mario Penna – Hospital Luxemburgo;
  • Casa de Caridade de Alfenas;
  • Complexo de Saúde São João de Deus;
  • Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia;
  • FUNDEP – Hospital Risoleta Tolentino Neves;
  • Hospital da Baleia – Fundação Benjamin Guimarães;
  • Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus;
  • Hospital Madre Teresa; e
  • Hospital Universitário Alzira Velano.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Resumo Edital Extemporâneo – PSU-MG – PRÓ-RESIDÊNCIA

Vagas Ofertadas17 vagas
Composição do Processo Seletivo1ª Fase: Prova Objetiva + 2ª Análise Curricular
Taxa de InscriçãoR$220,00
Período de Inscrições e preenchimento de currículo22 e 23/05/2023
Prova Objetiva28/05/2023
Divulgação das notas13/06/2023
Resultado Final e convocação15/06/2023
Matrícula – 1ª Chamada15 e 16/06/2023
Início dos Programas01/07/2023

Vagas Ofertadas

InstituiçãoEspecialidadeVagas
Associação Mário Penna – Hospital LuxemburgoAnestesiologia1
Casa de Caridade de AlfenasAnestesiologia1
Complexo de Saúde São João de DeusMedicina Intensiva2
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de UberlândiaHansenologia2
Hospital Risoleta Tolentino NevesOrtopedia e Traumatologia2
Hospital da BaleiaClínica Médica2
Hospital e Maternidade Therezinha de JesusColoproctologia1
Hospital Madre TeresaClínica Médica4
Hospital Universitário Alzira VelanoClínica Médica2

O processo seletivo PSU-MG Extemporâneo

O processo seletivo para ingresso nos programas de residência médica das instituições participantes do PSU-MG Extemporâneo será composto de duas etapas. No dia 28 de maio de 2023, todos os candidatos inscritos serão avaliados a partir de uma prova objetiva de múltipla escolha.

segunda etapa do processo seletivo consistirá na análise curricular, de caráter classificatório, em que o currículo dos candidatos serão analisados pela banca examinadora. O envio dos documentos curriculares deve ser feito no período de inscrições entre os dias 22 e 23 de maio de 2023.

resultado final da seleção está previsto para o dia 15 de junho.

O PSU-MG

O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) é o maior processo seletivo de residência médica do Estado. Com cerca de 80 instituições participando do processo, incluindo Universidades Federais e mais de mil vagas ofertadas, é também um dos maiores processos seletivos do Brasil.

O PSU-MG é promovido pela AREMG, a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais. É ela que realiza o processo seletivo unificado, dá apoio a novas instituições que queiram se credenciar e também ajuda aquelas que já são credenciadas.

O Pró-Residência

Instituído pela Portaria Interministerial Nº 1001/MEC/MS em 22 de outubro de 2009, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA) teve duas edições, em 2009 e 2010. 

Instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS) ou ao Ministério da Educação (MEC), órgãos e instituições públicas, municipais, estaduais e distrital, bem como instituições privadas sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica credenciadas no MEC puderam solicitar a expansão de vagas após a publicação do edital de adesão.

As instituições puderam aderir ao programa desde que tivessem vagas autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e programas com carga horária de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) nos cenários de prática que atendam ao SUS em seus Programas de Residência.

Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve. Conheça nossos cursos e o nosso Banco de Questões, que em abril de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também