O Ministério da Saúde lançou a nova edição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania nesta quinta-feira (13). A publicação traz novamente o M-CHAT-R, um instrumento para detecção precoce de risco para Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, foram acrescentadas orientações para cuidadores e profissionais de saúde sobre a aplicação e a interpretação do teste.
A 7ª edição da caderneta agora conta com o link da entrevista de seguimento que deve ser aplicada quando a primeira etapa do teste é positiva. Em nota, o Ministério da Saúde reforçou que se trata de um teste de triagem, não de confirmação de diagnóstico.
As informações também são importantes para que as famílias compreendam o significado do teste e que o diagnóstico de crianças com autismo necessita de uma equipe multiprofissional.
A nova edição da caderneta infantil ainda inclui o calendário de vacinação atualizado, com a dose contra a covid-19 incorporada. O Ministério da Saúde anunciou a impressão de aproximadamente três milhões de novas cadernetas, que serão distribuídas em todos os estados e capitais.
Confira as novas edições da caderneta:
A previsão é que esse material chegue ao público no segundo semestre de 2024. Todavia, o formato online já está disponível. Confira abaixo:
A última edição da Caderneta de Saúde da Criança foi lançada em abril de 2024, após três anos suspensa; confira mais informações sobre a 6ª edição da caderneta.
Veja também o ResuMED de psiquiatria infantil – autismo, TDAH e mais
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!