O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou hoje (24) a portaria que atualiza a lista de especialidades e áreas de atuação médicas reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades (CME). A atualização acontece após sessão plenária realizada em 18 de junho de 2024. O novo documento substitui a Resolução CFM nº 2.330/2023. Confira a resolução recém-publicada clicando no botão abaixo:
Oncogenética como nova área de atuação
A Oncogenética se dedica ao estudo das bases genéticas do câncer, com foco na identificação de mutações hereditárias que aumentam o risco de desenvolvimento de neoplasias malignas. Essa área envolve a realização de testes genéticos para detectar predisposições ao câncer, possibilitando a implementação de estratégias preventivas e de vigilância personalizadas.
Essa nova área de atuação terá como pré-requisito para ingresso as seguintes especialidades:
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
- Cirurgia Oncológica;
- Coloproctologia;
- Genética Médica;
- Hematologia e Hemoterapia;
- Mastologia;
- Neurologia;
- Oncologia Clínica;
- Patologia Clínica/Medicina Laboratorial; ou
- Radioterapia.
Para ingresso, é considerado residência médica prévia ou título de especialista nas especialidades citadas.
Ampliação nos pré-requisitos
Algumas especialidades agora contam com novos pré-requisitos para ingresso via residência médica prévia ou título de especialista, são elas:
Medicina Aeroespacial
Para realizar essa área de atuação cuja duração é de dois anos, podem ser consideradas como pré-requisito para ingresso as seguintes especialidades:
- Clínica Médica;
- Medicina Intensiva;
- Medicina de Emergência;
- Cirurgia Geral;
- Pediatria;
- Anestesiologia;
- Cardiologia;
- Cirurgia Pediátrica;
- Medicina do Trabalho;
- Medicina do Tráfego;
- Ortopedia e Traumatologia;
- Otorrinolaringologia; ou
- Psiquiatria
Obs.: Especialidades em negrito são novidade, de acordo com a Resolução CFM nº 2.330/2023!
Medicina do Sono
Anteriormente, para ingressar na residência médica na área de atuação em Medicina do Sono, o médico deveria concluir o pré-requisito em Clínica Médica, Neurologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia ou Psiquiatria. Agora, com a nova resolução, médicos com residência médica em Cardiologia também poderão ingressar em Medicina do Sono.
Toxicologia Médica
O programa de um ano exigia como pré-requisito Residência Médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria ou Pneumologia. Com a nova resolução publicada, ampliam-se os pré-requisitos do programa, que conta agora com a Medicina do Trabalho.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.