O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (31) um vídeo na rede social Instagram para denunciar problemas na atual edição do Exame Nacional de Residência (Enare). Na publicação, a autarquia cobrou das autoridades competentes mais transparência na análise dos currículos dos candidatos. Além do CFM, outras entidades, como o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), repudiaram a condução do exame e as falhas apontadas pelos candidatos. Saiba mais abaixo!
Navegue pelo conteúdo
Declaração do CFM
O vídeo foi publicado após o Conselho receber inúmeras denúncias dos candidatos sobre as práticas adotadas pela Fundação Getulio Vargas – banca do processo – e, sobretudo, pela falta de transparência na avaliação dos candidatos. “Isso não pode acontecer. É uma falta de respeito nós não termos informações claras sobre o que se passa. São mais de 500 mandados de segurança individuais, são ações do Ministério Público Federal de investigação […]”, opina Alcindo Cerci Neto, conselheiro federal de medicina do Paraná.
De acordo com o pronunciamento, a autarquia teria enviado ofícios para os responsáveis pela seleção buscando esclarecimentos. Além disso, o CFM alega estar atuando no Congresso Nacional junto à Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) em busca de uma solução.
“É inaceitável que, após anos de estudo e dedicação, você seja submetido a um processo tão bagunçado e desrespeitoso, como o feito pela Fundação Getulio Vargas, que não tem experiência nenhuma na organização de concursos para médicos.”
Francisco Eduardo Cardoso, conselheiro federal de medicina de São Paulo, em vídeo publicado pelo CFM
Pronunciamento do CREMERJ
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) também se manifestou sobre as denúncias recebidas de candidatos do Enare. Em um vídeo publicado em 30 de janeiro no Instagram oficial do CREMERJ, o diretor Yuri Salles informou que a entidade irá oficiar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) para que as denúncias sejam investigadas. O objetivo é identificar e corrigir possíveis inconsistências nos critérios de seleção.
ANMR toma providências
Diante da repercussão do caso, a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) iniciou, em 21 de janeiro, a coleta de denúncias com ajuda dos candidatos para informar a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) sobre a situação.
No dia 30 de janeiro, Miguel Batista Ferreira Neto, conselheiro da ANMR, informou, por meio do Instagram oficial da associação, que os ofícios já foram encaminhados à Ebserh e à FGV. Neto também destacou que a CNRM já está ciente do caso.
Linha do tempo: análise curricular do Enare
Em 8 de janeiro, a FGV divulgou o resultado preliminar da análise curricular do Enare, correspondente à segunda etapa do processo seletivo e responsável por 10% da nota final. No dia seguinte, 9 de janeiro, após diversas reclamações dos candidatos alegando falha na correção dos currículos, a Ebserh divulgou uma nota de esclarecimento. Assim, a FGV, banca responsável, foi contatada para verificação e adoção de eventuais providências a pedido da Ebserh. Até então, mais de 17 mil candidatos estavam com a nota zerada.
Em 10 de janeiro, o resultado preliminar da análise foi cancelado e uma nova publicação foi agendada para o dia 14 do mesmo mês. Entretanto, mesmo após o novo resultado, os candidatos seguiram relatando falha na correção dos documentos enviados, com milhares de notas ainda zeradas.
Saiba mais em: Ebserh publica nota de esclarecimento após erros na análise curricular do Enare 2025; FGV se manifesta
Confira também: FGV cancela resultado da análise curricular do ENARE; nova divulgação é prevista para 14/01
Apesar das queixas dos candidatos, a banca responsável manteve o cronograma de divulgações. Desta forma, em 28 de janeiro de 2025 foi divulgada a nota final do exame, utilizada pelos candidatos para escolha de vagas em 1ª oportunidade durante os dias 28 e 29 de janeiro. O resultado final da escolha e a 1ª chamada para matrícula foram divulgados em 30 de janeiro.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.