Cirurgia reparadora de mama passa a ser garantida no SUS independentemente da causa da mutilação
Estratégia Med | Foto: Freepik/Anastasia Kazakova

Cirurgia reparadora de mama passa a ser garantida no SUS independentemente da causa da mutilação

A nova lei entrará em vigor em 120 dias

Foi sancionada a Lei nº 15.171/2025, que amplia os direitos das mulheres à cirurgia plástica reparadora das mamas no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde. A nova medida foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União (DOU) e altera as Leis nº 9.797/1999 e nº 9.656/1998. Confira o documento:

Com a nova redação, a cirurgia plástica reconstrutiva passa a ser obrigatória nos casos de mutilação total ou parcial das mamas, independentemente da causa — e não apenas após cirurgias oncológicas, como previsto anteriormente. A decisão pelo procedimento deverá respeitar a autonomia da paciente, mediante esclarecimento prévio.

A lei também determina que mulheres nessa condição tenham acesso a acompanhamento psicológico e multiprofissional especializado desde o diagnóstico, sempre que a mutilação decorrer de tratamento cirúrgico para qualquer doença.

No setor suplementar, planos de saúde deverão oferecer o procedimento com a técnica mais adequada ao caso. Sempre que possível, a reconstrução deverá ocorrer de forma imediata à cirurgia que causou a mutilação, salvo contraindicações médicas.

Confira também: Resumo de Exame Físico das Mamas: semiologia e mais!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Cirurgia Plástica Reparadora

A Cirurgia Plástica é uma especialidade médica focada na reconstrução de alguma parte do corpo humano. É considerada uma especialidade versátil, pois o profissional pode atuar em praticamente todo o corpo.

De acordo com sua finalidade e objetivo, ela pode ser dividida em dois tipos: Cirurgia Plástica Reparadora e Cirurgia Plástica Estética.

A Cirurgia Plástica Reparadora tem o objetivo de corrigir as alterações anatômicas causadas por síndromes congênitas, feridas causadas por acidentes traumáticos, queimaduras, remoção de tumores malignos, entre outros eventos adversos.

Saiba mais em: Residência Médica em Cirurgia Plástica: rotina, remuneração, estudos e mais!

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também