Denúncias de fraude marcam aplicação da Prova Objetiva para Residência Médica da SCMSP
Estratégia MED | Foto: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Denúncias de fraude marcam aplicação da Prova Objetiva para Residência Médica da SCMSP

Em nota, a banca responsável pela seleção e a COREME da Santa Casa de São Paulo lamentam o ocorrido e confirmam a reaplicação da prova para parte dos candidatos

Neste sábado, 9 de dezembro de 2023, durante aplicação da Prova Objetiva – 1ª fase do processo seletivo para ingresso na residência médica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo — ISCMSP, candidatos à especialidade de Pediatria denunciaram a falta de idoneidade no processo. 

Segundo relatos dos candidatos à equipe de Jornalismo do Estratégia MED e nas redes sociais, os envelopes, responsáveis pelo armazenamento e sigilo das provas pré-aplicação, não estavam devidamente lacrados quando chegaram ao local de prova. 

Relatos dos candidatos

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um dos candidatos afirma que o envelope com as provas de Acesso Direto destinada aos candidatos inscritos para Pediatria veio violado. A sala de aplicação de número 72, localizada na Universidade Anhembi Morumbi da Mooca, continha 60 candidatos, porém constavam apenas 40 cadernos de prova no envelope. No vídeo, o candidato esclarece que, dado o ocorrido, deixou o local de prova e acionou a Polícia Militar

Ainda nas redes sociais, candidatos se solidarizaram ao relato e confirmaram a denúncia, bem como relembram que problemas parecidos aconteceram em outras edições da seleção.

Reforçando as suspeitas, o Estratégia MED conversou com um dos candidatos prejudicados, que preferiu não se identificar e compartilhou outros detalhes do ocorrido: “chamaram três coordenadores diferentes que estavam no prédio para tentar achar uma solução, porém, parte da sala não queria iniciar a prova pois isso seria como se estivéssemos condizentes e, queríamos pelo menos um representante do Instituto Mais para encontrar uma solução. Nesse meio tempo, era gente chorando na sala, muitos gritos, uma bagunça”.

Em seu relato, o candidato ainda afirma que o fiscal coordenador chamou a fiscal responsável pela suposta abertura do pacote e esta negou.

Posicionamento dos responsáveis

Na noite do dia 9 de dezembro, mesma data de aplicação das provas, a Comissão de Residência Médica (COREME) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo tornou pública através da página oficial da seleção a seguinte nota de esclarecimento:

A COREME da Santa Casa de São Paulo informa que iniciou imediatamente as apurações em relação aos problemas apontados na aplicação do Concurso de Residência Médica realizado em 09/11 pela empresa IMais.

Constatou que houve erros de aplicação em uma sala e erros de impressão em um tipo de prova na seleção das especialidades.

Informamos o cancelamento das provas aplicadas para as áreas de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia (acesso direto); Endocrinologia e Metabologia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Oncologia Clínica; Pneumologia; e Reumatologia, a reaplicação para os candidatos a esses programas acontecerá em data a ser divulgada. Os demais cursos seguirão com o Cronograma já estabelecido.

Lamentamos as ocorrências e reforçamos que todas as providências necessárias estão sendo tomadas em conjunto com o Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, que é a empresa contratada para aplicação da prova, para que não ocorram prejuízos aos candidatos.

O Instituto Mais, também em nota oficial, diz lamentar os fatos ocorridos e salienta “que todos os procedimentos adotados visaram a atingir os melhores padrões de desempenho na prestação de serviços a que se destinavam, com transparência, confiabilidade, ética, comprometimento, honestidade, responsabilidade e, acima de tudo, respeito pela lei, pela Administração e pelo direito individual de todos os candidatos inscritos no Processo Seletivo para Seleção de Médicos Residentes”.

Candidatos seguiram na tentativa de anulação da prova para outras especialidades, tendo em vista que a avaliação a ser aplicada aos presentes na sala 72 era igual para todos os programas de Acesso Direto, e não apenas aos candidatos de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Cancelamento da prova

A COREME da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP) anunciou no dia 14 de dezemebro, por meio de comunicado publicado pelo Instituito Mais, o cancelamento de todas as provas aplicadas em 9 de dezembro de 2023 para o processo seletivo de residência médica que previa ingresso dos aprovados em 2024.

De acordo com o comunicado, a COREME teria apurado as denúncias e não encontrado indícios de fraude, mas admitiu os erros cometidos pelo Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, contratada para organização e aplicação das provas. Assim, a Santa Casa decidiu que será necessária a reaplicação de todas as provas para garantir a isonomia do processo seltivo.

Lamentamos as ocorrências e reforçamos que a Irmandade tem como premissa a probidade e transparência em todos os seus processos e toma esta decisão para garantir a isonomia no acesso aos programas de residência.

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP em Nota de Esclarecimento divulgada em 14/12

O edital do processo seletivo será mantido, porém uma retificação ao cronograma será divulgada no dia 18 de dezembro de 2023, no site do Instituto Mais.

Saiba mais: SCMSP cancela provas da seleção para Residência Médica aplicadas em 9/12

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição privada, filantrópica e laica. Além de ser referência em todo país, conta com uma história de mais de 400 anos.

Para o processo seletivo de residência médica com ingresso dos aprovados em 2024, a ISCMSP oferta 251 vagas e a banca contratada para aplicação da prova foi o Instituto Mais, que estreia esse ano como organizadora para a instituição. 

O processo seletivo da ISCMSP para 2024 é composto por duas etapas para todos os programas ofertados: prova objetiva e análise curricular. A 1ª fase — prova objetiva, é constituída de 100 questões de múltipla escolha para as especialidades de Acesso Direto e versará o conteúdo das grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social. Já para as especialidades de Pré-Requisito, a prova conta com 50 questões, também de múltipla escolha, referentes ao conteúdo do requisito exigido.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED! 

Colaboração: Erika Coelho e Ana Carolina Damasceno

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também