Ebserh publica nota de esclarecimento após erros na análise curricular do Enare 2025; FGV se manifesta
Estratégia MED | Foto: UFMG

Ebserh publica nota de esclarecimento após erros na análise curricular do Enare 2025; FGV se manifesta

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou hoje (09) uma nota de esclarecimento após a repercussão da falha na correção dos currículos enviados pelos participantes do Exame Nacional de Residência Médica, o Enare, edição 2025. O resultado preliminar da análise curricular, a 2ª etapa da seleção, foi divulgada na última quarta-feira, 8 de janeiro, e mais de 17 mil candidatos ficaram com a nota zerada.

Em contato com o Estratégia MED e nas redes sociais oficiais da Ebserh e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pela seleção, candidatos relataram que não tiveram seus currículos avaliados, mesmo enviando todos os documentos solicitados, ou tiveram apenas parte dos documentos considerados. Vale ressaltar que a pontuação ainda receberá recursos entre 9 e 10 de janeiro de 2025.

Na nota oficial, a Ebserh confirmou que está ciente do caso e já acionou a banca responsável para providências. Confira:

A EBSERH informa que tomou conhecimento de questionamentos de candidatos inscritos no Exame Nacional de Residência 2024/2025 – ENARE, em relação ao resultado preliminar da análise curricular e notificou de imediato a Fundação Getúlio Vargas, entidade contratada para a realização do exame, para verificação e adoção de eventuais providências.

A FGV, por outro lado, também divulgou uma nota de esclarecimento. Na página oficial do processo seletivo, a banca alegou: “Em consideração aos questionamentos de candidatos inscritos no ENARE 2024/2025, a Fundação Getulio Vargas informa que, por solicitação da EBSERH, sem prejuízo dos recursos interpostos no prazo recursal corrente, fará a verificação do resultado preliminar da análise curricular, divulgado na presente data e adotara eventuais providências”.

A nota final do Enare, até então prevista para hoje (09) em sua versão pré-recursos, será composta por todas as etapas e será definida pela soma das notas obtidas nas duas fases do exame: prova objetiva com peso 9 e análise curricular com peso 1, além de pontuação adicional, se o candidato a tiver solicitado na inscrição. Confira a fórmula:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional)

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Enare – Exame Nacional de Residência Médica

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) foi elaborado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também