Enare 2022/2023: instituições interessadas em participar podem se inscrever até o dia 11 de agosto
Créditos: Estratégia MED e Ebserh

Enare 2022/2023: instituições interessadas em participar podem se inscrever até o dia 11 de agosto

A edição de 2022 do ENARE, com ingresso dos residentes em 2023, abriu as inscrições para as instituições de ensino superior (IES) interessadas em aderir ao exame unificado. As IES podem realizar as inscrições a partir do dia 20 de julho, até as 23h59 do dia 11 de agosto de 2022, diretamente no portal ENARE.

No dia 2 de agosto, dia previsto para se encerrar o cadastramento de instituições, a Ebserh lançou uma nota oficial prorrogando o prazo de adesão até o dia 11 de agosto, às 23h59.

Poderão se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofertem programas de residência médica. As IES devem ser reconhecidas pelo Ministério da Educação, possuir vagas autorizadas e com bolsas garantidas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Instituições participantes do ENARE

O edital oficial do Enare 2022/2023 foi divulgado no dia 23 de agosto de 2022. Com ele, pudemos conhecer as instituições que ofertarão vagas de residência médica o número de vagas disponíveis em cada especialidade.

Confira também o edital para adesão das instituições que foi divulgado em julho:

A título de curiosidade, o processo seletivo do ENARE 2021 para Residência Médica contou com a participação de mais de 70 instituições, algumas com diversos hospitais. O número aumentou significativamente em comparação ao ENARE 2020, que teve apenas 10 instituições participantes. 

Dentre as inúmeras instituições participantes do último seletivo, muitas delas são renomadas, como é o caso do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande DouradosHospital das Forças Armadas e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Grande parte destas instituições tendem a continuar adeptas ao exame!

Quer conferir a lista completa de instituições e o total de vagas ofertadas por cada uma delas? É só clicar aqui e conferir o artigo que preparamos para você com base no último processo seletivo!

ENARE – Exame Nacional de Residência Médica Ebserh

Considerado o ENEM da Residência Médica, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) é realizado pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes médicos, melhorando a experiência tantos das instituições quanto dos candidatos. 

Atualmente, o modelo de seleção da maioria dos programas de Residência Médica atende a cronogramas e critérios particulares de cada instituição. Mas com o ENARE – Ebserh, a tendência é unificar os exames e os procedimentos de avaliação e candidatura, permitindo que mais candidatos concorram a vagas de seu interesse, independentemente das condições, como localização geográfica ou limitação financeira do candidato. 

O ENARE foi criado em 2019 e, já em 2020, foi realizada a edição piloto do exame. A edição de 2020 do ENARE contou com 4.169 inscritos que disputavam uma das 302 vagas ofertadas por 10 instituições

Prepare-se para o exame unificado de residência médica com o preparatório responsável pela maior nota na prova objetiva: o Estratégia MED! Conheça os nossos cursos clicando no botão a seguir:

Curso Intensivo de Residência Médica - Estratégia MED

Veja mais:

Você pode gostar também