Enare divulga resultado da 3ª escolha de vagas para ingresso em 2024

Enare divulga resultado da 3ª escolha de vagas para ingresso em 2024

Foi divulgado hoje (22), no site oficial do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE), o resultado da 3ª escolha de vagas do processo seletivo 2023/2024. No dia 21 de fevereiro de 2024, os candidatos puderam escolher, dentre as instituições participantes com vagas ociosas das duas primeiras oportunidades, onde irão realizar a Residência Médica a partir de março deste ano. Confira abaixo o resultado da 3ª escolha de vagas:

A escolha aconteceu tendo como base a nota divulgada em 20 de dezembro de 2023 e as vagas não ocupadas por aqueles convocados em 1ª e 2ª chamada. A nota final foi definida pela soma das pontuações obtidas nas duas fases do exame: prova objetiva com peso 9 e análise curricular com peso 1, além de pontuação adicional, se o candidato a tiver solicitado no ato de inscrição. Confira a fórmula:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional)

Confira também o resultado das duas primeiras escolhas de vagas divulgadas, respectivamente, nos dias 29 de janeiro de 2024 e 8 de fevereiro:

Cronograma Enare 2023/2024

Confira as próximas datas do Enare 2023/2024:

  • Resultado 1ª oportunidade: 29/01/2024
  • Escolha das vagas – 2ª oportunidade: 07/02/2024;
  • Resultado 2ª oportunidade: 08/02/2024;
  • Escolha das vagas – 3ª oportunidade: 21/02/2024; e
  • Resultado 3ª oportunidade: 22/02/2024.

Como funciona a escolha da instituição 

Durante o período de escolha, aada candidato deve indicar sua opção, selecionando uma instituição que ofereça sua especialidade com nota de corte igual ou inferior à sua nota final no Enare 2023/2024. É possível escolher apenas uma instituição por vez, mas é permitido trocar de opção várias vezes por dia no sistema.

Por exemplo, um candidato à especialidade de Anestesiologia pode optar pela Universidade Federal de Minas Gerais, cuja nota de corte é 873.00. Se a nota do candidato for igual ou superior, a UFMG é uma boa escolha; caso contrário, é recomendável escolher uma instituição com nota de corte menor.

As classificações por instituição priorizam os candidatos com as melhores notas, definindo quem segue para o processo de matrícula, a ser realizado em um prazo acordado com a instituição.

A 2ª oportunidade de escolha da instituição 

escolha de vagas será reaberta no dia 07 de fevereiro para que as vagas ociosas sejam preenchidas na 2ª oportunidade de escolha apenas por candidatos que ficaram de fora da primeira lista. Entende-se como vagas ociosas aquelas não preenchidas na primeira oportunidade e que a instituição não possui nenhum nome no cadastro de reserva para eventual convocação.

Os candidatos participarão de um processo exatamente igual ao da 1ª oportunidade, porém com menos vagas..

resultado da 2ª oportunidade será divulgado no dia 08 de fevereiro e, após isso, os aprovados seguem para o processo de matrícula, também em prazo acordado com a instituição

Caso novamente não seja convocado, o candidato poderá escolher participar do cadastro de reserva da nova instituição selecionada na 2ª oportunidade.

Saiba mais: Entenda como vai funcionar a escolha da instituição para o Enare 2024

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Curso Intensivo de Residência Médica - Estratégia MED
Você pode gostar também