Enare: Ebserh avalia mudanças para a edição 2025/2026
Estratégia MED | Foto: UFMG

Enare: Ebserh avalia mudanças para a edição 2025/2026

Grupo de Trabalho avalia possíveis mudanças no Enare 2025/2026, incluindo a pontuação da análise curricular

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclareceu que um Grupo de Trabalho (GT) foi instituído para avaliar melhorias no Exame Nacional de Residência (Enare) 2025/2026. A instituição confirmou a informação à equipe de jornalismo do Estratégia MED em resposta a questionamentos sobre a possível remoção da pontuação da análise curricular.

Segundo a Ebserh, o GT é composto por representantes da própria instituição, do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde, de Secretarias de Saúde, Escolas de Saúde Pública e integrantes de COREMEs e COREMUs participantes do exame, além de especialistas jurídicos.

O grupo tem como objetivo revisar todas as etapas do processo seletivo, considerando os resultados obtidos e possíveis melhorias, dentro das bases legais aplicáveis.

O trabalho do GT teve início em março deste ano e está previsto para durar 180 dias, podendo ser prorrogado. As mudanças para a próxima edição do Enare serão oficializadas apenas com a publicação do edital da 6ª edição do exame. Mais informações devem ser divulgadas conforme o avanço dos trabalhos da comissão.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Entenda o que aconteceu no ENARE 2024/2025

O processo seletivo do ENARE 2024/2025 enfrentou diversas inconsistências, impactando candidatos ao longo de suas etapas. Desde a divulgação do gabarito até a análise curricular, falhas e alterações no cronograma geraram dúvidas e reclamações.

Inconsistência no gabarito e retificações

A primeira controvérsia ocorreu com a publicação do gabarito pós-recursos da prova objetiva. Uma questão do exame para Acesso Direto, que apresentava mais de uma alternativa correta, teve recurso deferido, mas a anulação não constava no documento oficial. Após a divulgação, candidatos perceberam mudanças nas notas em suas áreas do candidato, e o documento foi removido da página oficial. A anulação foi confirmada em comunicado posterior, e as notas foram ajustadas. Com isso, o cronograma precisou ser alterado, postergando a divulgação da análise curricular para 8 de janeiro de 2025.

Saiba mais sobre Enare 2025: divulgação do resultado final da prova é marcada por polêmica

Erro na análise curricular e reação da Ebserh e FGV

Em 8 de janeiro, foi publicado o resultado preliminar da análise curricular, mas mais de 17 mil candidatos tiveram a nota zerada. Relatos indicaram que muitos não tiveram seus documentos avaliados corretamente ou que apenas parte da documentação foi considerada. A repercussão levou a Ebserh a emitir uma nota de esclarecimento, informando que notificou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora, para que verificasse o problema.

A FGV, por sua vez, divulgou um comunicado afirmando que, a pedido da Ebserh, faria a reavaliação dos resultados sem prejuízo ao prazo recursal.

Saiba mais: Ebserh publica nota de esclarecimento após erros na análise curricular do Enare 2025; FGV se manifesta

Cancelamento e republicação do resultado da análise curricular

Diante das falhas identificadas, a FGV cancelou o resultado preliminar da análise curricular em 10 de janeiro e prorrogou a divulgação para 14 de janeiro de 2025. Um novo período para recursos foi aberto entre 15 e 16 de janeiro, e a publicação da nota final do exame foi remarcada para 21 de janeiro.

Saiba mais: FGV cancela resultado da análise curricular do ENARE; nova divulgação é prevista para 14/01

Decisão judicial e manutenção do cronograma

Apesar das contestações, a Justiça Federal do Distrito Federal extinguiu ações judiciais movidas por candidatos que questionavam a pontuação na análise curricular. Em decisões proferidas em 12 de fevereiro de 2025, os juízes alegaram “falta de interesse em agir”, pois o resultado final já havia sido divulgado e o prazo para escolha de vagas estava encerrado.

Confira mais: Justiça alega “falta de interesse em agir” em processos sobre pontuação na análise curricular do Enare

Com a manutenção do cronograma, a nota final do exame foi publicada em 28 de janeiro, permitindo que os candidatos realizassem a escolha de vagas nos dias 28 e 29 de janeiro. A divulgação do resultado final da escolha e a primeira chamada para matrícula ocorreram no dia 30 de janeiro, encerrando o processo seletivo

Apesar das falhas registradas na última edição, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirmou que continuará como banca organizadora do ENARE para 2025/2026.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também