FMABC abre período de inscrições e envio do currículo para seleção de residência médica 2026
Estratégia MED | Foto: Divulgação/Fundação do ABC

FMABC abre período de inscrições e envio do currículo para seleção de residência médica 2026

As inscrições para o processo seletivo de residência médica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) com ingresso em 2026 estão abertas a partir de hoje (9) e vão até o dia 18 de novembro de 2025. É já na inscrição que os candidatos devem escolher o programa de residência médica em que desejam concorrer, sem possibilidade de troca. Além disso, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$650,00, até 19 de novembro.

O prazo para envio do currículo também já está aberto e os candidatos poderão preencher o formulário de Análise Curricular e realizar o upload dos documentos até o dia 19 de novembro de 2025.

O edital pede que se inscrevam apenas candidatos que concluíram o curso de Medicina ou irão concluí-lo até a data de matrícula no programa pretendido ou, ainda, que obtiveram a revalidação do seu diploma, no caso de médicos formados fora do Brasil.

Durante o período de inscrição, o candidato também pode solicitar condição especial para realização das provas ou solicitar a pontuação adicional de 10% na nota final do processo caso tenha concluído o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade – PRMGFC, participado do Programa Brasil Conta Comigo ou Programa de Valorização do Profissonal da Atenção Básica – PROVAB.

Solicitação de isenção

Caso o candidato se encaixe em alguma das condições possíveis para isenção da taxa, listadas abaixo, a solicitação pode ser feita entre 9 a 14 de outubro.

  • Taxa de inscrição superior a 30% de seu vencimento/salário mensal (sem dependentes);
  • Taxa de inscrição superior a 20% de seu vencimento/salário mensal (até dois dependentes);
  • Taxa de inscrição superior a 10% de seu vencimento/salário mensal (mais de dois dependentes);
  • Candidatos impossibilitados de arcar com o pagamento da taxa em casos de renda familiar mensal igual ou inferior a três salários-mínimos;
  • Candidatos impossibilitados de arcar com o pagamento da taxa em casos de renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos;
  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único);
  • Comprovar ser membro de família de baixa renda.

Além disso, o candidato deverá comprovar que não custeou, com recursos próprios, curso preparatório para o processo seletivo de Residência Médica e que é egresso de instituição de ensino superior pública ou beneficiário de bolsa de estudo oficial.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

2ª Fase – Análise de Curriculum Vitae

Nesta etapa, apenas os candidatos aprovados na prova objetiva, dentro do limite de até seis vezes o número de vagas previstas (incluindo os empatados na nota de corte), terão seus documentos analisados. A análise do currículo corresponde a 10% da nota final e tem caráter classificatório.

Os candidatos deverão enviar exclusivamente cópias dos certificados ou declarações previstos no Anexo I do edital, em formato PNG, JPG, JPEG ou PDF, com tamanho máximo de 20 MB. Aqueles que não enviarem a documentação solicitada receberão nota zero nesta fase.

Processo Seletivo FMABC 2026

Quer mais detalhes sobre processo seletivo para ingresso em 2026 nos programas de residência médica que a FMABC oferece? Confira clicando no botão abaixo o material que preparamos com informações sobre as etapas da seleção, distribuição de vagas e mais!

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Extensivo RM

Você pode gostar também