No início da noite desta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demissão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, no cargo desde janeiro de 2023. Após especulações, também foi anunciado que a pasta passará a ser comandada por Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e deputado federal, a partir da posse marcada para o dia 6 de março de 2025.
A saída de Trindade do cargo ocorre após cobranças por ações mais efetivas, principalmente na comunicação e na articulação política, bem como pressão do Congresso Nacional. A troca de titularidade da pasta é parte de uma reforma ministerial que vem sendo feita pelo Governo Federal.
Agora, Padilha, que já ocupou a Saúde entre os anos 2011 e 2014 durante o governo Dilma Rousseff (PT), retorna ao cargo para a tentativa de fortalecer a relação entre Governo e Congresso. Durante os anos que esteve à frente do cargo, o ministro implementou o programa Mais Médicos, responsável por suprir a carência de médicos em regiões de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade.
Último anúncio de Nísia Trindade
O Ministério da Saúde anunciou hoje (25), em evento realizado em Brasília, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. A expectativa é que, a partir de 2026, sejam disponibilizadas 60 milhões de doses por ano, com possibilidade de aumento do número conforme a demanda e a capacidade de produção.
Saiba mais: SUS contará com vacina 100% nacional contra a dengue em 2026
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.