A Comissão de Residência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) divulgou na tarde desta sexta-feira, 3 de janeiro, o resultado final da atual edição de seu processo seletivo que prevê o ingresso de aprovados nos programas de residência médica em 2025. A divulgação ocorre após a fase recursal contra o resultado preliminar da avaliação de deficiência e do procedimento de heteroidentificação. Ainda, a convocação dos candidatos aprovados em primeira chamada também foi divulgada. Confira os documentos oficiais abaixo:
Como é o processo seletivo do HCPA
A seleção para ingresso nos programas de residência médica ofertados pelo HCPA é composta por duas etapas: prova objetiva e análise curricular.
De caráter classificatório e eliminatório, a prova objetiva consiste em uma avaliação com peso 9 para todos os candidatos inscritos na edição e é elaborada com base nos programas de estudo descritos em anexo no edital da seleção.
Para as especialidades de Acesso Direto, a prova é composta por 100 questões de múltipla escolha, em modelo ABCD e, com conteúdo distribuído igualmente entre as cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Já para as especialidades com Pré-Requisito, a prova pode contar com 50, 30 ou 20 questões objetivas referentes ao pré-requisito exigido para ingresso no programa dependendo da especialidade escolhida. As provas são aplicadas simultaneamente em Porto Alegre/RS e São Paulo/SP.
Os candidatos classificados para a segunda etapa são avaliados a partir da análise curricular, com peso 1 na nota final. Também de caráter classificatório e eliminatório, o envio da documentação é obrigatório para quem deseja permanecer na seleção.