O candidato formado no exterior interessado em revalidar o seu diploma de medicina por meio do Revalida USP tem até o dia 31 de agosto de 2022 para submeter a sua inscrição pelo site do Sistema Online para Revalidação / Reconhecimento de Diplomas.
O Revalida USP não possui um edital ou cronograma específico para cada etapa da seleção, como envio dos documentos, prova teórica ou prova prática, sendo a data destes tratada diretamente com o candidato, sobretudo por e-mail.
A taxa de inscrição é de R$ 2.130,00 para iniciar o processo e apenas refugiados residentes em São Paulo com a documentação exigida que comprove a situação podem ter isenção da taxa.
Navegue pelo conteúdo
Documentação exigida
Além de receber os dados básicos do participante, a etapa de inscrição prevê analisar se a graduação de medicina realizada pelos candidatos possui equidade com a carga horária e grade curricular dos cursos oferecidos na USP.
Confira os documentos necessários para iniciar o processo:
- Requerimento dirigido ao Magnífico Reitor solicitando a revalidação;
- Diploma a ser revalidado;
- Histórico Escolar referente à graduação;
- Conteúdo Programático, com a carga horária do curso e de cada disciplina cursada, bem como do Projeto Pedagógico do curso, esse último quando houver;
- Documento de Identidade para brasileiro;
- No caso de cidadão estrangeiro, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, Registro Nacional Migratório – RNM ou passaporte válido; e
- Certidão de Casamento, quando se tratar de requerente que teve seu nome alterado após a expedição do diploma, em virtude de casamento.
Esteja atento! As Comissões de Graduação poderão solicitar informações ou documentação complementares.
O boleto somente será disponibilizado caso todos os documentos sejam entregues corretamente, cabendo o prazo de dois a três dias úteis para avaliação do setor responsável e disponibilização do boleto bancário.
O curso oferecido na USP-SP possui 11.130 horas (2.820 horas de Estágio) e o curso da FMRP – USP-RP – possui 9.585 horas (4.200 horas de Estágio), já a carga horária mínima exigida pelo Conselho Nacional de Educação é de 7.200 horas. Caso a graduação do candidato à revalidação seja muito diferente da oferecida pela USP, o pedido pode ser negado sem possibilidade de realização de provas.
Quer saber como funciona o processo e as provas do Revalida USP? Clique aqui e confira o texto que fizemos para elucidar suas dúvidas.
Estudando com o Estratégia MED
O Estratégia MED está preparado para ajudar em qualquer momento dos seus estudos, seja para as provas objetivas de revalidação de diplomas, provas de Residência Médica ou prova prática!