Inscrições para o Revalida USP estão abertas até o dia 31 de agosto
Créditos: Estratégia MED e USP

Inscrições para o Revalida USP estão abertas até o dia 31 de agosto

Processo de revalidação diplomas em medicina da USP prevê análise de documentos, prova teórica e prova prática

O candidato formado no exterior interessado em revalidar o seu diploma de medicina por meio do Revalida USP tem até o dia 31 de agosto de 2022 para submeter a sua inscrição pelo site do Sistema Online para Revalidação / Reconhecimento de Diplomas.

O Revalida USP não possui um edital ou cronograma específico para cada etapa da seleção, como envio dos documentos, prova teórica ou prova prática, sendo a data destes tratada diretamente com o candidato, sobretudo por e-mail. 

A taxa de inscrição é de R$ 2.130,00 para iniciar o processo e apenas refugiados residentes em São Paulo com a documentação exigida que comprove a situação podem ter isenção da taxa.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Documentação exigida

Além de receber os dados básicos do participante, a etapa de inscrição prevê analisar se a graduação de medicina realizada pelos candidatos possui equidade com a carga horária e grade curricular dos cursos oferecidos na USP.

Confira os documentos necessários para iniciar o processo:

  • Requerimento dirigido ao Magnífico Reitor solicitando a revalidação;
  • Diploma a ser revalidado;
  • Histórico Escolar referente à graduação;
  • Conteúdo Programático, com a carga horária do curso e de cada disciplina cursada, bem como do Projeto Pedagógico do curso, esse último quando houver;
  • Documento de Identidade para brasileiro;
  • No caso de cidadão estrangeiro, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, Registro Nacional Migratório – RNM ou passaporte válido; e
  • Certidão de Casamento, quando se tratar de requerente que teve seu nome alterado após a expedição do diploma, em virtude de casamento.

Esteja atento! As Comissões de Graduação poderão solicitar informações ou documentação complementares.

Prova Prática Online CTA

O boleto somente será disponibilizado caso todos os documentos sejam entregues corretamente, cabendo o prazo de dois a três dias úteis para avaliação do setor responsável e disponibilização do boleto bancário.

O curso oferecido na USP-SP possui 11.130 horas (2.820 horas de Estágio) e o curso da FMRP – USP-RP – possui 9.585 horas (4.200 horas de Estágio), já a carga horária mínima exigida pelo Conselho Nacional de Educação é de 7.200 horas. Caso a graduação do candidato à revalidação seja muito diferente da oferecida pela USP, o pedido pode ser negado sem possibilidade de realização de provas.

Quer saber como funciona o processo e as provas do Revalida USP? Clique aqui e confira o texto que fizemos para elucidar suas dúvidas.

Estudando com o Estratégia MED

O Estratégia MED está preparado para ajudar em qualquer momento dos seus estudos, seja para as provas objetivas de revalidação de diplomas, provas de Residência Médica ou prova prática!

Você pode gostar também