A Universidade de São Paulo (USP-SP) abriu hoje (7) as inscrições para os candidatos interessados nas vagas de residência médica ofertadas pela instituição através do processo seletivo com ingresso em 2026. O formulário de inscrição pode ser preenchido através da página oficial da seleção até às 12h do dia 29 de outubro de 2025, sendo que o candidato pode somente se inscrever em um único programa.
Para a inscrição ser efetivada, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$620,00. Outra opção foi solicitar, entre 24 e 25 de setembro de 2025, a isenção ou redução de 50% no valor da taxa.
De acordo com o edital, podem se inscrever no processo seletivo profissionais graduados em Medicina inscritos no Conselho Regional de Medicina ou que tenham obtido revalidação do seu diploma. Estudantes matriculados no último período do curso e que irão colar grau na graduação antes do prazo estipulado para início dos programas de residência médica também poderão participar.
Ainda, a USP-SP dispõe da categoria de treineiro para estudantes de Medicina matriculados no 10º semestre ou que já o concluíram. Nesse caso, a taxa de inscrição deve ser paga da mesma forma, mas esses candidatos poderão realizar apenas a prova da 1ª fase.
Isenção ou redução da taxa
A USP-SP permite que seja possível solicitar a isenção do valor de inscrição ou redução de 50%, e para isso, os candidatos interessados tiveram a possibilidade de realizar a pré-inscrição durante os dias 24 e 25 de setembro. O processo também ocorreu pelo site da Fuvest.
A solicitação deveria ser feita através da página oficial da seleção, sendo necessário o preenchimento de formulário online e anexando os documentos comprobatórios para as seguintes condições:
No caso de solicitação de redução de 50% na condição de estudante
- Cópia simples da certidão ou declaração de matricula expedida por instituição de ensino pública ou privada, com data recente (a partir de agosto/2024), ou com a data de validade vigente; ou
- Cópia simples da carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação discente, com foto e data de validade vigente.
No caso de isenção da taxa de inscrição
Condições:
- Taxa de inscrição for superior a 30% do salário mensal do candidato, quando não tiver dependente;
- Taxa superior a 20% do salário mensal do candidato e o mesmo possuir até dois dependentes;
- Taxa for superior a 10% do salário mensal do candidato e o mesmo tiver mais de dois dependentes;
- O candidato declarar-se impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos;
- Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devendo indicar o Número de Identificação Social – NIS; ou
- Comprovar ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007.
Atendimento especial na prova
O candidato que precisar de condições especiais para realizar as provas deverá informar essa necessidade no momento da inscrição e indicar os recursos necessários. Além disso, durante o período de inscrições, é obrigatório enviar atestado e laudo médico que justifiquem e comprovem o pedido.
Entenda o Processo Seletivo da Residência USP-SP
O seletivo É composto de duas fases. A 1ª fase constituída pela Prova Objetiva e a 2ª fase composta pela Análise e Arguição Curricular. Confira mais detalhes de cada uma:
Prova Objetiva (1ª fase)
A primeira fase da USP-SP é de caráter classificatório e eliminatório. No dia de aplicação da atual edição, 7 de dezembro de 2025, os candidatos serão avaliados através da prova objetiva de múltipla escolha que terá início as 13h e duração de até 6h.
A avaliação é composta de 20 a 120 questões de múltipla escolha (de acordo com o edital) para as especialidades de Acesso Direto, Pré-requisito, Áreas de Atuação e Ano Adicional. Todas as questões terão 4 alternativas, modelo ABCD, e apenas 1 correta.
Para Acesso Direto, a prova versará sobre o conteúdo programático do curso de graduação em Medicina, com questões divididas igualmente entre as áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Pediatria. Também será abordado conteúdo referente à Saúde Mental e Medicina de Urgência.
Programas com Pré-Requisito terão as questões baseadas no conteúdo referente à área exigida como requisito para ingresso no programa.
Avaliação e Arguição Curricular (2ª fase)
A Avaliação e Arguição Curricular possui peso total 1 e será aplicada para todos os candidatos classificados na 1ª fase. O Curriculum Vitae do participante terá de ser obrigatoriamente enviado entre 5 e 12 de janeiro de 2026. A análise em si acontece entre 13 e 23 de janeiro.
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!