Mais Médicos retifica edital de chamamento
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Mais Médicos retifica edital de chamamento

A retificação atende a demanda de candidatos cuja formação está prevista para junho de 2023, participantes de ciclos anteriores e do PMpB

Foi publicado hoje (30) no Diário Oficial da União (DOU) a retificação do edital de chamamento do Mais Médicos para o Brasil. A iniciativa havia sido anunciada durante a sessão de tira-dúvidas sobre o Mais Médicos, transmitida no canal oficial do Youtube do Ministério da Saúde ontem (29), por Nésio Fernandes e por Felipe Proenço, Secretário e Secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde, respectivamente.

Com a nova redação, a retificação altera os critérios de escolha do município daqueles que já participaram de Equipes de Saúde da Família (eSF). No edital, esses casos poderiam participar do programa apenas em caso de escolha de município com índice de vulnerabilidade social (IVS) superior ao que ele já atua. Com a retificação, o profissional poderá escolher municípios com IVS igual ou superior ao alocado anteriormente, favorecendo a sua permanência no estabelecimento de saúde em que já atua.

Outra novidade trazida pela retificação é a supressão do item “d” do item 2.3 do edital, que impedia que os participantes da versão anterior, Mais Médicos pelo Brasil (PMpB). Dessa forma, os profissionais do PMpB poderão participar já desta nova versão do Mais Médicos, cujas inscrições se encerram na quarta-feira, 31 de maio.

Confira a retificação na íntegra clicando no botão a seguir:

Segundo Nésio e Felipe, a necessidade apresentada pelos candidatos formandos em Medicina, cuja diplomação esteja prevista para junho de 2023, para apresentação do CRM desses candidatos até o início das atividades no programa também será atendida.

Mais Médicos 

O programa Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao SUS. A APS está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. 

O Mais Médicos foi lançado em 2013, mas passou por uma reformulação e relançado em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, o programa trabalha sob três pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos; a expansão do número de vagas para os cursos de medicina e residência médica em várias regiões do país; e a implantação de um novo currículo com formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Para mais informações sobre o programa Mais Médicos, assim como processos de Revalidação de Diplomas em medicina, Concursos Médicos e Residência Médica, continua acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED!

Você pode gostar também