MEC altera regras e permite que instituições comunitárias abram novos cursos de Medicina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

MEC altera regras e permite que instituições comunitárias abram novos cursos de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União o edital que altera as regras para chamada pública para autorização de cursos de graduação em Medicina. A principal mudança é a inclusão das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), que agora podem participar do processo desde que firmem parceria de longo prazo com hospitais públicos no mesmo município. Confira o documento completo:

Com a mudança, o governo amplia o leque de instituições aptas a abrir vagas em Medicina, mas com a intenção de manter a exigência de vínculo com a rede pública de saúde e de contrapartidas sociais.

Regras para abertura de curso de Medicina por instituições comunitárias

Para se habilitar, a instituição comunitária deve ser reconhecida pelo MEC, não oferecer curso de Medicina previamente, manter pelo menos outro curso na área da saúde e assumir compromissos como:

  • Oferta de serviços gratuitos à população, proporcionais ao apoio recebido;
  • Implementação de programas de extensão e ação comunitária permanentes; e
  • Criação ou ampliação de residências médicas no hospital parceiro até o 6º ano de funcionamento do curso.

O que é uma ICES?

De acordo com a Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013, as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) são organizações da sociedade civil brasileira que:

  • Possuem natureza privada e sem fins lucrativos, podendo ser associações ou fundações;
  • Têm patrimônio pertencente a entidades da sociedade civil e/ou ao poder público;
  • Aplicam integralmente seus recursos no país, em prol de seus objetivos educacionais;
  • Asseguram transparência administrativa e prestação de contas;
  • Destinam seu patrimônio, em caso de extinção, a uma instituição pública ou congênere.

Essas instituições também têm como obrigação institucionalizar programas permanentes de extensão e ação comunitária, voltados tanto para a formação dos estudantes quanto para o desenvolvimento da sociedade. Além disso, podem firmar o chamado Termo de Parceria com o poder público, instrumento jurídico que garante a cooperação para execução de atividades de interesse público, como agora a criação de novos cursos de Medicina.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O chamamento público para abertura de cursos de Medicina

O edital em questão, que traz as demais regras para autorizar a criação de novos cursos de graduação em Medicina em todo o país, foi divulgado em abril de 2024 e tinha como foco instituições de educação superior mantidas por entidades que também administram unidades hospitalares.

De acordo com o Governo, o processo de seleção das instituições tem como base a Lei nº 12.871 de 2013, a Lei do Mais Médicos, e a Portaria nº 650 de 2023.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!

banco_questoes
Você pode gostar também
Capa Resultado ENARE 2023
Leia mais

Divulgada a nota final do Enare 2022/2023

Para ingresso em 2023, o Enare contou com a participação de mais de 27 mil inscritos concorrendo à 2.671 vagas ofertadas e distribuídas por 77 instituições participantes