Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina contra Dengue para pessoas de 10 a 14 anos
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina contra Dengue para pessoas de 10 a 14 anos

A incorporação da vacina da Dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em 21 de dezembro de 2023

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (6), através de uma nota técnica, a expansão da faixa etária para a vacinação contra a Dengue. A partir de agora, a recomendação abrange pessoas com idades entre 10 e 14 anos.

Essa decisão segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI), em uma decisão tripartite entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em 21 de dezembro de 2023. Desde então, o processo de implementação tem estado em curso, conforme detalhado no Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024.

Saiba mais sobre a inclusão da vacina da Dengue no SUS

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

De acordo com dados epidemiológicos, a faixa etária de 10 a 14 anos apresentou uma proporção significativa de hospitalizações por Dengue nos últimos anos, justificando a expansão da vacinação para esse grupo específico.

Inicialmente, a distribuição das doses foi restrita, devido à capacidade de produção e entrega do laboratório produtor. As duas primeiras remessas foram direcionadas a 521 municípios previamente selecionados, com a recomendação inicial de iniciar a vacinação nas faixas etárias de 10 a 11 anos. Contudo, visando agilizar o processo de imunização, o Ministério da Saúde agora recomenda a vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos em todos os municípios contemplados.

É importante ressaltar que os critérios para a seleção dos municípios continuam os mesmos estabelecidos anteriormente, conforme descrito na Nota Técnica nº 08-2024/CGICI/DPNI/SVSA/MS e no Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024. Confira a Nota Técnica nº 12/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS na íntegra clicando no botão abaixo:

Por fim, o Ministério da Saúde reafirma que as diretrizes para a vacinação contra a Dengue serão atualizadas conforme as mudanças no cenário epidemiológico, aprovações regulatórias e disponibilidade de imunizantes no país.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Para mais informações sobre a Dengue confira o resumo do Estratégia Med: Resumo de Dengue: sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção!
Prova Prática Online CTA
Você pode gostar também