Durante a 2ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023, realizada na tarde de hoje (16), Isabela Cardoso, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), anunciou o programa Pró-Residência 2023. O programa se baseia no levantamento realizado pela “Demografia Médica no Brasil 2023” para definir as especialidades e regiões do Brasil mais deficitárias para alocar as vagas. O projeto também contará também com 960 bolsas para residentes multiprofissionais.
A pesquisa base foi realizada pela Universidade de São Paulo, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e traz dados acerca da formação e atuação profissional de médicos no país. Segundo a Demografia Médica, até 2035, o Brasil terá um milhão de médicos formados e a necessidade do Estado será ordenar e qualificar essa força de trabalho para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), que será o cenário foco do programa.
O anúncio do Pró-Residência 2023 foi dado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Isabela Cardoso. “Temos também estreitado o diálogo com o MEC no sentido de discutir as especialidades, a ampliação de vagas, e também para mapear as especialidades mais necessárias para que o programa pró-residência que estamos lançando”, pontua a secretária.
A reunião não discutiu a forma de ingresso nos programas, porém mais informações, como relação completa de especialidades por região e cronograma, serão dispostas em edital para as instituições, cujo lançamento está previsto para o início de março de 2023; candidatos poderão acompanhar a execução do processo pelo documento.
A Demografia Médica 2023
Realizada desde 2010 pela Associação Médica Brasileira (AMB) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o estudo teve a sua 6ª edição lançada no dia 8 de fevereiro de 2023, durante evento promovido pela AMB com a presença de representantes da OPAS, Ministério da Saúde, FMUSP e demais entidades representativas.
O principal objetivo da DMB é subsidiar, com evidências científicas, o planejamento de políticas públicas de assistência à saúde, de desenvolvimento profissional e de formação médica.
Dentre os destaques desta edição, a aplicação de um inquérito inédito sobre o perfil sociodemográfico dos residentes médicos – que representam mais de 8% dos médicos do país – revela as motivações para a escolha de especialidades, trajetória profissional e percepções sobre a Residência Médica cursada.
Outro estudo inédito, que compõe a edição 2023 da Demografia Médica no Brasil, apresenta dados sobre a produção assistencial de consultas médicas no país. Em 2019, foram mais de 660 mil consultas médicas registradas no sistema SIA/SUS e ANS, correspondendo a 3,13 consultas por habitante ao ano.
Texto com edição e colaboração de Mara Rodrigues
Para ficar por dentro do novo edital Pró-Residência do Ministério da Saúde, acompanhe o Portal de Notícias do Estratégia MED! Não perca nenhuma novidades da medicina e conheça os cursos que podem te ajudar a passar na residência médica ou a revalidar o diploma: