Ministério da Saúde publica edital de retomada do Pró-Residência
Créditos: Divulgação Ministério da Saúde

Ministério da Saúde publica edital de retomada do Pró-Residência

O programa visa aumentar a oferta de vagas para residência médica em áreas estratégicas; 963 bolsas serão distribuídas entre instituições por todo o país.

O Ministério da Saúde publicou o edital de convocação de instituições interessadas em aderir ao Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA). A retomada do programa já havia sido anunciada em 6 de março, durante a segunda reunião do ano da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e se confirmou com a publicação do edital no Diário Oficial da União.

Instituições que ofertam programas de residência médica credenciadas no MEC podem solicitar a expansão de vagas por esta chamada. Ao todo, o Ministério da Saúde oferece 963 bolsas para incentivar a formação de médicos especialistas em regiões prioritárias do SUS. As instituições podem aderir ao programa no período de 15 a 24 de março

Já os candidatos aos programas de residência médica em instituições, aderentes ao edital ou não, deverão participar do processo seletivo promovido pelas próprias instituições, segundo os editais que devem começar a ser divulgados no fim do 1º semestre.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) publicará o resultado com os programas de residência médica selecionados e suas respectivas instituições, no Diário Oficial da União (DOU), no dia 20 de abril.

Adesão ao Programa

Instituído pela Portaria Interministerial Nº 1001/MEC/MS em 22 de outubro de 2009, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA) teve duas edições, em 2009 e 2010. 

Podem aderir ao edital as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS), as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), os órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distrital e as instituições privadas sem fins lucrativos. 

As instituições podem aderir ao programa desde que tenham vagas autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e programas com carga horária de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) nos cenários de prática que atendam ao SUS em seus Programas de Residência.

Para isso, as instituições proponentes deverão preencher formulário eletrônico no período de 15 a 24 de março, disponível no Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência – SIGRESIDÊNCIAS – https://sigresidencias.saude.gov.br , com as informações referentes aos Programas de Residência Médica que participarão da seleção para o financiamento de bolsa(s) pelo Ministério da Saúde (MS).

Na atual edição, as 963 bolsas serão distribuídas pelo território nacional, conforme as áreas prioritárias do SUS: 

CRITÉRIO TERRITORIAL

ORDEM DE CLASSIFICAÇÃOSIGLAUNIDADE DA FEDERAÇÃO
ACAcre
MAMaranhão
AMAmazonas
SESergipe
PIPiauí
PEPernambuco
ALAlagoas
RNRio Grande do norte
RRRoraima
10ºPBParaíba
11ºAPAmapá
12ºDFDistrito Federal
13ºPAPará
14ºTOTocantins
15ºBABahia
16ºRORondônia
17ºRJRio de Janeiro
18ºMTMato Grosso
19ºGOGoiás
20ºCECeará
21ºMSMato Grosso do Sul
22ºESEspírito Santo
23ºSPSão Paulo
24ºRSRio Grande do Sul
25ºSCSanta Catarina
26ºMGMinas Gerais
27ºPRParaná

A organização das prioridades territoriais se baseou no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e no quantitativo de bolsas concedidas às Unidades Federativas (UFs) durante toda vigência do PRÓ-RESIDÊNCIA.

Cronograma 

A adesão das instituições ao PRÓ-RESIDÊNCIA seguirá as seguintes etapas e calendário:

ETAPASDATAS
Publicação do Edital13/03
Período para impugnação do edital14/03
Resultado de impugnação do edital15/03
Período de adesão15/03 – 24/03
Período da análise27/03 – 31/03
Divulgação das instituições com adesão indeferida com documentos com problemas de legibilidade, conforme subitens 3.6 e 3.6.1 deste edital04/04
Período para substituição de documentos com problemas de legibilidade, conforme subitens 3.6 e 3.6.1 deste edital05/04- 10/04
Publicação de resultado preliminar11/04
Período para interposição de recursos do resultado preliminar12/04 – 16/04
Análise dos recursos17/04 – 19/04
Publicação de resultado final20/04

As demais condições para as instituições aderirem ao PRÓ-RESIDÊNCIA podem ser verificadas no edital, cujo texto na íntegra pode ser acessado pelo link a seguir: 

Receba, em primeira mão, todas as novidades de residência médica e revalidação de diplomas expedidos no exterior pelo Portal de Notícias do Estratégia MED, assinando a nossa newsletter:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Você pode gostar também