MS divulga resultado final do seletivo para formação de preceptores em MFC
Brasília (DF), 11/10/2023, Prédio do Ministério da Saúde, na Esplanada dos MInistérios em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

MS divulga resultado final do seletivo para formação de preceptores em MFC

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União, o resultado final do processo seletivo de cursos para formação de preceptores em programas de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC). Clique no botão abaixo para conferir o documento.

Foram oferecidas 2.500 vagas destinadas a residentes e egressos de programas de residência em MFC que, enquanto realizarem as atividades do curso, receberão uma bolsa formação no valor de R$ 4.000.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Processo de seleção

Para participar do edital, não foi necessário prestar prova. Caso o número de residentes interessados fosse maior que o número de vagas ofertadas, a seleção prioriza:

  1. Residentes R1;
  2. Residentes R2;
  3. Egressos de Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, que estejam matriculados em programas de ano adicional ou de área de atuação da Medicina de Família e Comunidade (R3).

Ainda, em caso de desempate entre os candidatos, foi considerado o candidato de maior idade, utilizando o dia, mês e ano de nascimento como critério. Além disso, interessados excedentes, que acabem ficando sem uma vaga, constituirão cadastro reserva. As inscrições puderam ser realizadas através do site do Hospital Moinhos de Vento.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta é uma iniciativa que prevê a publicação de editais periodicamente nos próximos anos, a fim de abranger todo o público-alvo.

Como é o curso de preceptoria em MFC

O curso será uma especialização em nível de pós-graduação lato-sensu, na modalidade à distância, com duração de 24 meses e carga horaria de 505 horas. Além disso, o curso é tutorado, sendo um tutor – especialista em MFC e com experiência na Atenção Primária à Saúde – para 40 alunos.

De acordo com a pasta, a primeira turma tem previsão de início em 12 de novembro de 2024, junto à Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), no âmbito do Proadi-SUS, que ofertará e certificará o curso.

Saiba mais sobre a iniciativa: Saúde lança bolsa para formação de preceptores em MFC; vagas são destinadas a residentes

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

BANNER_PORTAL_ (1).jpg
Você pode gostar também