Nova Lei inclui exames ao protocolo de assistência às gestantes na rede pública
Pexels

Nova Lei inclui exames ao protocolo de assistência às gestantes na rede pública

Lei nº 14.598 entra em vigor a partir do dia 15 de junho de 2023

Sancionada na última quarta-feira (14) pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a nova lei publicada no Diário Oficial da União desta quinta (15) inclui ao protocolo de assistência às gestantes a realização de dois exames na rede pública de saúde, respeitando a disponibilidade orçamentária.

A lei que entra em vigor a partir de hoje, data de sua publicação, conta com a inclusão dos seguintes procedimentos:

  • ecocardiograma fetal no pré-natal de gestantes; e
  • dois exames — no mínimo, de ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre de gestação.

Também fica disposto a obrigatoriedade de encaminhamento da gestante para tratamento médico adequado se houver constatação de qualquer alteração que coloque em risco a gestação. Confira o texto:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Gostou? Siga acompanhando o Portal de Notícias EMED para notícias, atualidades, processos seletivos de Residência Médica, Revalidação de Diplomas, Concursos Médicos e muito mais. Conheça também o nosso Banco de Questões, que em junho de 2023 já conta com mais de 191 mil questões cadastradas para colocar em prática todo o seu conhecimento, vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também