O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (23) o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A nova prova tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil, com a proposta de unificar as matrizes de referência utilizadas na formação médica. Além disso, a nota obtida no exame poderá ser utilizada por candidatos interessados em concorrer a vagas de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
A avaliação será aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Saiba mais abaixo!
Navegue pelo conteúdo
Enamed na avaliação da formação médica no país
Segundo o MEC, o Enamed permitirá um diagnóstico mais preciso da formação oferecida por cerca de 300 cursos de Medicina distribuídos em 200 municípios brasileiros. A expectativa é de que a nota do exame também contribua para a seleção dos programas de residência médica de Acesso Direto do Enare.
Até o momento, o Ministério não detalhou de que forma exata o Enamed será incorporado ao Enare. Mas, em nota oficial do Inep, o órgão lista como um dos objetivos do exame “unificar a avaliação do Enade e a prova objetiva do Enare, otimizando o acesso à residência médica de acesso direto”.
Segundo Arthur Chioro, presidente da Ebserh, o Enamed “permitirá uma avaliação anual, consistente e qualificada, que vai nos dar muita orientação do ponto de vista dos rumos a seguir. […] É fundamental a qualificação das informações e das análises que o Enamed proporcionará, inclusive para que as instâncias responsáveis pelo processo de regulação — tanto das instituições públicas quanto das instituições privadas — possam cumprir a tarefa de qualificar e produzir uma formação médica segura e de qualidade no nosso país”.
A previsão é de que a prova seja aplicada ainda em outubro de 2025, com divulgação dos resultados no início de dezembro. A expectativa é de que participem cerca de 42 mil estudantes concluintes de Medicina, além de médicos já formados que desejem utilizar a nota no processo seletivo do Enare para residência médica.
O lançamento do Enamed aconteceu nesta quarta-feira, 23 de abril, e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Confira abaixo:
Objetivos do Enamed
Durante o evento de lançamento, foram destacados os principais objetivos do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). São eles:
- Aferir o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em Medicina em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), suas habilidades para acompanhar a evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas além da prática médica, ligados à realidade brasileira, mundial e a outras áreas do saber;
- Verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional alinhado aos princípios e às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Estabelecer um instrumento unificado de avaliação da formação médica no Brasil, em consonância com as DCN do curso de Medicina; e
- Fornecer subsídios para a formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à formação médica.
Além desses objetivos, o Enamed também busca estimular maior comprometimento dos estudantes com a prova do Enade, uma vez que a nota obtida poderá ser utilizada no processo seletivo dos programas de residência médica do Enare.
Como será a prova do Enamed?
O Enamed utilizará a matriz de referência e os instrumentos de avaliação teórica desenvolvidos pelo Inep. A prova contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes áreas:
- Clínica Médica;
- Cirurgia Geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Saúde Mental; e
- Saúde Coletiva.
As inscrições para os concluintes de Medicina serão realizadas pelas próprias instituições de ensino, via sistema Enade, entre maio e junho de 2025. Já em julho, serão abertas as inscrições individuais para médicos formados que desejarem utilizar a nota no Enare, que valerá apenas para programas de Acesso Direto.
Para utilizar os resultados do Enamed no Enare, será necessário se inscrever no Enare e pagar a taxa de inscrição prevista ou solicitar isenção, de acordo com os casos previstos em edital. Os estudantes concluintes que farão Enade e que não pretendem utilizar os resultados da prova para ingressar na residência, via Enare, estão isentos de taxa.
A divulgação dos resultados individuais do Enamed está prevista para dezembro de 2025, de modo a garantir que as demais etapas do processo seletivo do Enare possam ser conduzidas dentro do cronograma estabelecido.
Confira também: Enare: Ebserh avalia mudanças para a edição 2025/2026 e FGV é confirmada como banca organizadora do Enare 2025/2026
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!