OMS pré-qualifica vacina produzida pela Bavarian Nordic contra mpox
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

OMS pré-qualifica vacina produzida pela Bavarian Nordic contra mpox

Imunizante é o primeiro pré-qualificado contra a doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Foi anunciado nesta sexta-feira (13) que a vacina contra a mpox MVA-BN, produzida pela farmacêutica Bavarian Nordic, passou a integrar a lista de insumos pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Agora, é esperado que o imunizante possa ser distribuído a países de baixa renda e que enfrentam surtos de mpox por meio de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização.

A pré-qualificação (PQ), aliada Listagem de Uso Emergencial (EUL) da OMS, é um mecanismo utilizado para avaliar a qualidade, a segurança e a eficácia de produtos médicos, como vacinas, diagnósticos e medicamentos, bem como sua a adequação em um contexto de país de baixa e média renda. A análise é baseada em informações enviadas pelo fabricante e é revisada pela Agência Europeia de Medicamentos, no caso, a agência reguladora registrada para a vacina MVA-BN.

A vacina MVA-BN também pode ser conhecida por Jynneos, Imvamune ou Imvanex e é oferecida no Brasil e aprovada pela Anvisa por meio da dispensa de registro sanitário em caráter excepcional e temporário. 

Indicação e esquema vacinal

Conforme comunicado da OMS, a vacina desenvolvida pela farmacêutica dinamarquesa pode ser aplicada em indivíduos com 18 anos ou mais, seguindo um esquema de duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas.

Além disso, a organização enfatiza que o imunizante ainda não possui licença para uso em menores de 18 anos, porém, o uso off label é permitido em crianças, adolescentes, gestantes e pessoas imunossuprimidas.

A OMS também recomenda a aplicação de uma dose única em casos de surtos, especialmente quando há oferta limitada da vacina. No entanto, a entidade ressalta a importância de coletar dados sobre a segurança e eficácia do imunizante nessas condições, também por conta do surgimento de novas variantes do vírus.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Eficácia 

Conforme a entidade, as evidências disponíveis indicam que uma única dose da vacina aplicada antes da exposição ao vírus tem uma eficácia estimada de 76% na proteção contra a mpox. Já o esquema de duas doses alcança uma eficácia estimada de 82%, sendo que a vacinação pós-exposição é menos eficaz em comparação à vacinação antes da exposição.

Até agora, a vacina da Bavarian Nordic demonstrou um bom perfil de segurança e eficácia, conforme apontado tanto em estudos clínicos recentes quanto em 2022, durante a primeira emergência global causada pela mpox.

O que é a mpox, transmissão, sintomas e mais

A mpox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. Embora a varíola humana tenha sido erradicada em 1980, a mpox continua a ser uma preocupação. Antes do surto de 2022, a doença era predominantemente registrada na África Central e Ocidental, em áreas próximas a florestas onde roedores e macacos são hospedeiros naturais.

transmissão para humanos pode ocorrer através do contato com animais silvestres infectados, contato direto com a pele ou lesões de pele, secreções respiratórias, saliva e contato sexual com pessoas infectadas, bem como pelo manejo de materiais contaminados.

Dentre os sintomas, a erupção cutânea é o sintoma mais comum e presente em mais de 80% dos casos. Outros sintomas frequentes incluem febre, fadiga, fraqueza, linfonodos inchados, dores musculares e de cabeça.

A principal forma de prevenção da mpox é evitar o contato direto com pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença. Caso o contato seja necessário, como para cuidadores ou profissionais de saúde, deve-se usar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção. O isolamento imediato é necessário e não deve-se compartilhar objetos pessoais, como toalhas e roupas, até que a transmissão deixe de ocorrer.

Saiba mais em: Mpox se torna emergência de saúde internacional; entenda a situação no Brasil

Matéria com informações da Agência Brasil 

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também