OMS pré-qualifica vacina produzida pela Bavarian Nordic contra mpox
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

OMS pré-qualifica vacina produzida pela Bavarian Nordic contra mpox

Imunizante é o primeiro pré-qualificado contra a doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Foi anunciado nesta sexta-feira (13) que a vacina contra a mpox MVA-BN, produzida pela farmacêutica Bavarian Nordic, passou a integrar a lista de insumos pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Agora, é esperado que o imunizante possa ser distribuído a países de baixa renda e que enfrentam surtos de mpox por meio de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização.

A pré-qualificação (PQ), aliada Listagem de Uso Emergencial (EUL) da OMS, é um mecanismo utilizado para avaliar a qualidade, a segurança e a eficácia de produtos médicos, como vacinas, diagnósticos e medicamentos, bem como sua a adequação em um contexto de país de baixa e média renda. A análise é baseada em informações enviadas pelo fabricante e é revisada pela Agência Europeia de Medicamentos, no caso, a agência reguladora registrada para a vacina MVA-BN.

A vacina MVA-BN também pode ser conhecida por Jynneos, Imvamune ou Imvanex e é oferecida no Brasil e aprovada pela Anvisa por meio da dispensa de registro sanitário em caráter excepcional e temporário. 

Indicação e esquema vacinal

Conforme comunicado da OMS, a vacina desenvolvida pela farmacêutica dinamarquesa pode ser aplicada em indivíduos com 18 anos ou mais, seguindo um esquema de duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas.

Além disso, a organização enfatiza que o imunizante ainda não possui licença para uso em menores de 18 anos, porém, o uso off label é permitido em crianças, adolescentes, gestantes e pessoas imunossuprimidas.

A OMS também recomenda a aplicação de uma dose única em casos de surtos, especialmente quando há oferta limitada da vacina. No entanto, a entidade ressalta a importância de coletar dados sobre a segurança e eficácia do imunizante nessas condições, também por conta do surgimento de novas variantes do vírus.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Eficácia 

Conforme a entidade, as evidências disponíveis indicam que uma única dose da vacina aplicada antes da exposição ao vírus tem uma eficácia estimada de 76% na proteção contra a mpox. Já o esquema de duas doses alcança uma eficácia estimada de 82%, sendo que a vacinação pós-exposição é menos eficaz em comparação à vacinação antes da exposição.

Até agora, a vacina da Bavarian Nordic demonstrou um bom perfil de segurança e eficácia, conforme apontado tanto em estudos clínicos recentes quanto em 2022, durante a primeira emergência global causada pela mpox.

O que é a mpox, transmissão, sintomas e mais

A mpox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus monkeypox, que pertence à mesma família (poxvírus) e gênero (ortopoxvírus) da varíola humana. Embora a varíola humana tenha sido erradicada em 1980, a mpox continua a ser uma preocupação. Antes do surto de 2022, a doença era predominantemente registrada na África Central e Ocidental, em áreas próximas a florestas onde roedores e macacos são hospedeiros naturais.

transmissão para humanos pode ocorrer através do contato com animais silvestres infectados, contato direto com a pele ou lesões de pele, secreções respiratórias, saliva e contato sexual com pessoas infectadas, bem como pelo manejo de materiais contaminados.

Dentre os sintomas, a erupção cutânea é o sintoma mais comum e presente em mais de 80% dos casos. Outros sintomas frequentes incluem febre, fadiga, fraqueza, linfonodos inchados, dores musculares e de cabeça.

A principal forma de prevenção da mpox é evitar o contato direto com pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença. Caso o contato seja necessário, como para cuidadores ou profissionais de saúde, deve-se usar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção. O isolamento imediato é necessário e não deve-se compartilhar objetos pessoais, como toalhas e roupas, até que a transmissão deixe de ocorrer.

Saiba mais em: Mpox se torna emergência de saúde internacional; entenda a situação no Brasil

Matéria com informações da Agência Brasil 

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
edital ufrj residência médica 2023
Leia mais

Edital 2023 da UFRJ para Residência Médica foi publicado

Além das vagas originárias da própria UFRJ, a seleção também contempla vagas para ingresso em programas de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que anteriormente possuía seletivo próprio