Programa Brasil Saudável busca eliminação e redução de doenças socialmente determinadas
Governo Federal

Programa Brasil Saudável busca eliminação e redução de doenças socialmente determinadas

O programa foi concebido sob a coordenação do Ministério da Saúde, emergindo da formação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS)

O Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar, instituído em 7 de fevereiro de 2024, é uma política governamental que visa a eliminação e redução de 14 doenças e infecções socialmente determinadas que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social.

O decreto foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a recepção do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ao Brasil.

A iniciativa torna o país o primeiro do mundo a instituir uma política governamental para eliminar ou reduzir 14 doenças e infecções socialmente determinadas, alinhado à OMS, às metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ação ocorre por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e à iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a eliminação de doenças nas Américas.

O programa foi concebido sob a coordenação do Ministério da Saúde, emergindo da formação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) estabelecido em abril de 2023. E já em dezembro do ano passado, o Brasil registrou progresso no diagnóstico e tratamento da Tuberculose com ações conjuntas entre os quatorze ministérios reunidos no CIEDDS em prol do compromisso até 2030.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Metas do Programa Brasil Saudável até 2030

Confira abaixo as metas operacionais da OMS que foram alinhadas ao programa buscando reduzir a incidência e mortalidade dessas doenças. As metas estabelecidas visam não apenas diagnosticar e tratar um maior número de casos, mas também controlar sua propagação e impacto na saúde:

  • Tuberculose: Reduzir a incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e as mortes para menos de 230 por ano.
  • HIV: Ter 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, destas 95% em tratamento e, das em tratamento, 95% com carga viral controlada.
  • Hepatites Virais: Diagnosticar 90% das pessoas, tratar 80% das pessoas diagnosticadas, reduzir em 90% as novas infecções e reduzir em 65% a mortalidade.
  • Hanseníase: Reduzir a prevalência para menos de um caso por 10 mil habitantes. 

A tabela abaixo destaca as doenças que o programa tem como objetivo eliminar enquanto problemas de saúde pública.

Doenças a eliminarDoenças de transmissão vertical a eliminar
Doença de ChagasHIV
MaláriaSífilis
TracomaHepatite B
FilarioseDoença de Chagas
EsquistossomoseHTLV
Oncocercose
Geo-helmintíases

Além disso, o programa também possui diretrizes no âmbito social, infraestrutural e ambiental. Confira abaixo:

  • Enfrentamento da fome e da pobreza para mitigar vulnerabilidades;
  • Redução das iniquidades e ampliação dos direitos humanos e proteção social em populações e territórios prioritários;
  • Intensificação da qualificação e da capacidade de comunicação dos trabalhadores, movimentos sociais e organizações da sociedade civil sobre os temas abordados pelo programa;
  • Incentivo à ciência, tecnologia e inovação; e
  • Ampliação de ações de infraestrutura e saneamento básico e ambiental.

Como funcionará o Programa Brasil Saudável

Por meio do novo programa, o Ministério da Saúde e outros 13 ministérios do governo federal vão atuar em diversas frentes. O foco será o enfrentamento à fome e à pobreza, ampliação dos direitos humanos e proteção social para populações e territórios prioritários, qualificação de trabalhadores, movimentos sociais e sociedade civil, incentivo à inovação científica e tecnológica para diagnóstico e tratamento, e ampliação das ações de infraestrutura e de saneamento básico e ambiental.

Com base nessas diretrizes, espera-se que os grupos mais vulneráveis tenham menos risco de adoecimento. Além disso, pretende-se que as pessoas afetadas por doenças e infecções possam realizar o tratamento de forma adequada, com custos reduzidos e melhores resultados na rede de profissionais e serviços de saúde. O CIEDDS identificou 175 cidades consideradas prioritárias, devido à alta incidência de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente. Essas cidades são fundamentais para a agenda de eliminação desses problemas de saúde pública.

Em discurso na cerimônia de lançamento do programa, Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, descreveu o programa Brasil Saudável como ambicioso. “Posso dizer que esse é o meu tipo de plano favorito: ambicioso, mas alcançável. E, ao mesmo tempo, ele abordará as raízes do problema: os determinantes sociais, as desigualdades“, disse.

O Ministério da Saúde está coordenando o Programa Brasil Saudável por meio do CIEDDS, com colaboração das pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Educação; da Igualdade Racial; da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Previdência Social; do Trabalho e Emprego; da Justiça e Segurança Pública; das Cidades; das Mulheres; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e dos Povos Indígenas.

Parcerias com movimentos sociais e organizações da sociedade civil serão estabelecidas para fortalecer a implementação das ações nos municípios prioritários. Todas as informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em uma página no portal do Ministério da Saúde.

O Programa Brasil Saudável – Unir para Cuidar foi instituído através do Decreto Nº 11.908, de 6 de fevereiro de 2024, para conferir o documento na íntegra, clique no botão abaixo.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!

Prova Prática Online CTA
Você pode gostar também