A Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) divulgou o edital do Exame de Suficiência para Concessão do Título de Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica 2025. A seleção acontece em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB) e será composta por prova objetiva de conhecimento, prova teórico-prática e análise curricular. Confira os principais detalhes abaixo.
Navegue pelo conteúdo
Resumo Edital ABMLPM 2025
- Inscrições e envio de documentos: 01/09/2025 a 13/10/2025;
- Taxa de inscrição: R$ 2.400,00 (Associado adimplente da ABMLPM e/ou da AMB) ou R$ 5.000,00 (Associados inadimplentes e não associados);
- Provas teórica e teórico-prática: 07/11/2025
- Gabarito: 11/11/2025; e
- Resultado final: 23/01/2026.
A seleção está sob organização da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Quer ser o primeiro a receber informações sobre os editais? Então siga o Portal do Estratégia MED no Google News, clicando na estrela do lado direito. Além disso, não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber essas atualizações diretamente no seu e-mail:
Requisitos para participação
Para participar do processo de titulação de Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica, é necessário que o candidato comprove o registro definitivo no Conselho Regional de Medicina. Além disso, deve apresentar um dos seguintes critérios de qualificação profissional na área:
- Conclusão de Programa de Residência Médica na especialidade de Medicina Legal e Perícia Médica, reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM); ou
- Conclusão de treinamento teórico-prático na especialidade, reconhecido pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM), com duração e matriz de competências equivalentes à do Programa de Residência Médica credenciado pelo CNRM; ou
- Comprovação de experiência prática na área, com atuação profissional mínima de seis anos (o dobro da duração da residência médica na especialidade). Essa comprovação pode ser feita por meio de:
- Atos de nomeação para cargos públicos como médico legista, perito médico federal, médico perito estadual ou municipal, ou médico perito das Forças Armadas e Forças Auxiliares, acompanhados de declarações que atestem o período de exercício;
- Nomeações como perito em áreas cível, trabalhista ou securitária, junto com protocolos de laudos periciais apresentados em juízo (com os nomes das partes ocultados), ou por meio de declarações emitidas pelas varas judiciais;
- Outros documentos que comprovem a atuação, como contratos, declarações de empregadores ou cópias de processos (preservando o sigilo das partes), sendo o candidato responsável pela veracidade das informações prestadas.
Todos os documentos exigidos, tanto os comprobatórios dos requisitos como os que serão utilizados na análise curricular, devem ser digitalizados em formato PDF e enviados ao e-mail da ABMLPM: [email protected]. Documentos em outros formatos (como Word, JPEG etc.) não serão aceitos.
Composição do processo seletivo
A obtenção do Título de Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica está condicionada à aprovação em duas etapas do processo seletivo, sendo exigida nota mínima de 6,0 em cada uma delas. As etapas são compostas da seguinte forma:
Etapa 1 – Prova Objetiva de Conhecimento e Análise Curricular
Esta etapa é formada por dois componentes:
- Prova objetiva de conhecimentos em Medicina Legal e Perícia Médica, com valor de 0,0 a 9,0 pontos na Etapa 1;
- Análise curricular, que avalia a formação e experiência do candidato, valendo 0,0 a 1,0 ponto na Etapa 1.
A soma desses dois itens compõe a nota final da Etapa 1.
Etapa 2 – Prova Teórico-Prática
Baseada em casos clínicos apresentados no momento da prova, esta etapa avalia a aplicação prática dos conhecimentos e é composta por:
- Prova objetiva de habilidades e atitudes, com pontuação entre 0,0 e 10,0, e peso 4 na nota final da etapa;
- Elaboração de laudo médico-pericial, também com pontuação de 0,0 a 10,0, mas com peso 6 na Etapa 2, refletindo sua maior relevância na avaliação prática.
No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das seis áreas (administrativa, cível, criminal, previdenciária, securitária ou trabalhista) para a realização da prova da Etapa 2.
A média ponderada dos dois componentes forma a nota final da Etapa 2. Para aprovação, o candidato deve alcançar no mínimo 6,0 pontos em cada etapa do processo.
Edital ABMLPM 2025
O edital para obtenção do Título de Especialista em Medicina Legal e Perícia Médica da ABMLPM em 2025 foi divulgado em agosto de 2025. Confira o documento clicando no botão abaixo:
Atenção! É essencial que o candidato acompanhe atentamente a página oficial da banca organizadora para verificar possíveis retificações ou atualizações do edital. Alterações podem ocorrer a qualquer momento, sendo necessário estar ciente de eventuais mudanças em prazos, requisitos ou outras informações relevantes para não comprometer sua participação no processo.
Quer saber mais sobre as datas para as próximas provas de título para especialidades de Acesso Direto? Não deixe de conferir o Calendário de Provas de Título em Medicina 2025!
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!