A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) liberou na última semana o edital do TEMI 2025, que permite a obtenção do título de especialista em Medicina Intensiva. A seleção acontece em convênio da AMIB com a Associação Médica Brasileira (AMB) e contará com prova teórica e prova prática. Confira os principais detalhes abaixo.
Navegue pelo conteúdo
Resumo Edital TEMI 2025
- Inscrições: até 31/07/2025;
- Taxa de inscrição: Associados AMIB e AMB Adimplentes – R$ 1.890,00 ou Não associados ou Associados Inadimplentes – R$ 3.350,00;
- Prova teórica: 04/11/2025;
- Gabarito: 04/11/2025;
- Prova prática: 09/11/2025;
- Resultado final: 12/01/2025.
Quer ser o primeiro a receber informações sobre os editais 2025? Então siga o Portal do Estratégia MED no Google News, clicando na estrela do lado direito. Além disso, não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber essas atualizações diretamente no seu e-mail:
Requisitos para participação
Para se candidatar ao Título de Especialista em Medicina Intensiva, os profissionais devem atender a pelo menos uma das seguintes condições, de acordo com sua formação:
- Candidatos com Treinamento Específico em Medicina Intensiva em Serviço Credenciado pela CNRM:
- Apresentar o certificado de conclusão de residência médica (REMI) emitido pela CNRM.
- Candidatos com Treinamento Específico em Centro Formador Credenciado pela AMIB (PEMI):
- Apresentar o certificado de conclusão do Programa de Especialização em Medicina Intensiva, emitido e regularizado pela AMIB.
- Candidatos com formação internacional:
- Apresentar certificado de conclusão de programa de residência médica em Medicina Intensiva expedido por instituição estrangeira, que deve ter passado mediante revalidação por instituições públicas e registro na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), conforme a Resolução CNRM nº 08/2005.
- Candidatos no último semestre do REMI ou PEMI na data da prova:
- Para REMI:
- Apresentar declaração de residência médica em Medicina Intensiva emitida pelo Coordenador da Comissão de Residência Médica e pelo Coordenador do Programa de Residência, informando data de início e término da residência.
- Para PEMI:
- Apresentar declaração emitida pelo Coordenador do Centro Formador e pelo Diretor Médico da instituição, informando data de início e término do programa.
- Para REMI:
- Candidatos sem Treinamento Específico em Medicina Intensiva:
- Comprovar experiência profissional mínima de seis anos, atuando como plantonista em UTI, com jornada de trabalho mínima de 20 horas semanais.
- Apresentar a Declaração de Tempo de Experiência (ANEXO IV), observando:
- Preenchimento de todos os campos exigidos;
- Assinatura de duas autoridades distintas: o diretor clínico ou administrativo e o(s) coordenador(es) da(s) respectiva(s) UTI(s);
- Reconhecimento de firma em cartório ou assinatura digital padrão CAdES (AD-RB);
- Utilização exclusiva do formulário fornecido pela AMIB (outros formatos não serão aceitos);
- Proibição de assinatura da própria declaração pelo candidato.
Edital TEMI 2025
O edital para obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI) em 2025 foi divulgado em 17 de abril de 2025. Confira o documento clicando no botão abaixo:
Atenção! É essencial que o candidato acompanhe atentamente a página oficial da banca organizadora para verificar possíveis retificações ou atualizações do edital. Alterações podem ocorrer a qualquer momento, sendo necessário estar ciente de eventuais mudanças em prazos, requisitos ou outras informações relevantes para não comprometer sua participação no processo.
Quer saber mais sobre as datas para as próximas provas de título para especialidades de Acesso Direto? Não deixe de conferir o Calendário de Provas de Título em Medicina 2025!
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!