A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) divulgou nesta terça-feira (6) o edital do 54º Exame de Suficiência para Concessão do Título de Especialista em Medicina do Trabalho 2025 A seleção acontece em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB) e será executada pela própria instituição. Confira os principais detalhes abaixo.
Navegue pelo conteúdo
Resumo Edital ANAMT 2025
Segundo o edital, as datas estabelecidas são previsões e ainda podem ser alteradas.
- Inscrições: 07/05 a 05/06/2025;
- Taxa de inscrição: R$ 3.000,00 ou R$ 1.500,00;
- Envio de documentos para Prova Curricular: 01/07 a 15/07/2025;
- Prova: 30/09/2025;
- Gabarito: 03/10/2025;
- Resultado final: 01/12/2025.
Quer ser o primeiro a receber informações sobre os editais de 2025? Então siga o Portal do Estratégia MED no Google News, clicando na estrela do lado direito. Além disso, não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber essas atualizações diretamente no seu e-mail:
Requisitos para participação
A participação na prova de título de especialista em Medicina do Trabalho exige o cumprimento de requisitos estabelecidos pela ANAMT. Confira as condições obrigatórias:
1. Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM)
O candidato deve possuir inscrição definitiva e válida no Conselho Regional de Medicina (CRM).
2. Comprovação de formação ou experiência profissional
O candidato deve atender a um dos seguintes requisitos:
- Residência Médica: apresentar certificado de conclusão de programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM);
- Treinamento Teórico-Prático: comprovar conclusão de treinamento teórico-prático com matriz curricular equivalente à da Residência Médica;
- Experiência Profissional: demonstrar atuação na área por pelo menos quatro anos, o dobro do tempo recomendado pela Comissão Mista de Especialidades da AMB.
A comprovação de experiência profissional pode ser feita por meio de:
- Carteira de Trabalho: cópia autenticada do registro na Carteira de Trabalho e declaração do empregador com descrição das atividades exercidas, assinada com firma reconhecida ou certificado digital;
- Declaração do Empregador: documento em papel timbrado da empresa, com firma reconhecida ou certificado digital, detalhando atividades, funções e carga horária desempenhada;
- Proprietário ou Sócio de Empresa: cópia do estatuto social da empresa e declaração dos serviços prestados;
- Atuação no Exterior: documentos apostilados conforme a Convenção de Haia e acompanhados de tradução juramentada. O tempo de serviço só será considerado após a validação do diploma de Medicina no Brasil.
A data limite para contagem do tempo de experiência é a do encerramento das inscrições.
3. Documentação obrigatória
Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar:
- Formulário de inscrição preenchido no portal da ANAMT;
- Cópia do documento de identidade e CRM definitivo;
- Curriculum vitae com documentação comprobatória;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Certidão de Regularidade para o Exercício Profissional emitida pelo CRM, com validade de até 30 dias antes da inscrição.
Os candidatos com inscrição secundária no CRM devem apresentar a certidão correspondente a ambas as inscrições. Não serão aceitas apenas declarações de inscrição ou situação financeira no CRM.
Composição do processo seletivo
O processo seletivo para a obtenção do Título de Especialista em Medicina do Trabalho é composto por três etapas, conforme descrito no edital:
Etapa 1: avaliação de requisitos para inscrição
Nesta fase, será verificado se o candidato atende aos requisitos estabelecidos no edital (conforme item 3.2.2). A aprovação nesta etapa é obrigatória para a continuidade no processo seletivo.
Etapa 2: avaliação do curriculum vitae
A pontuação do curriculum vitae corresponderá a até 10% da nota final. Esta etapa tem caráter classificatório e visa reconhecer a experiência profissional e acadêmica do candidato na área de Medicina do Trabalho.
Etapa 3: provas objetivas
As provas objetivas são divididas em duas partes: Prova Teórica e Prova Prática. Ambas são realizadas conjuntamente, em uma única etapa, sendo a prova teórica aplicada antes da prova prática. A soma das duas avaliações corresponde a 90% da nota final.
Edital ANAMT 2025
O edital da Associação Nacional de Medicina do Trabalho para obtenção do Título de Especialista em Medicina do Trabalho foi divulgado em 6 de maio de 2025. Confira o documento clicando no botão abaixo:
Atenção! É essencial que o candidato acompanhe atentamente a página oficial da banca organizadora para verificar possíveis retificações ou atualizações do edital. Alterações podem ocorrer a qualquer momento, sendo necessário estar ciente de eventuais mudanças em prazos, requisitos ou outras informações relevantes para não comprometer sua participação no processo.
Quer saber mais sobre as datas para as próximas provas de título para especialidades de Acesso Direto? Não deixe de conferir o Calendário de Provas de Título em Medicina 2025!
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!