A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) está com seu edital aberto para o Exame de Suficiência para a Concessão do Título de Especialista em Medicina Nuclear (TEMN) 2026, avaliação necessária para a obtenção do RQE na especialidade. Os especialistas poderão se inscrever até o dia 6 de fevereiro de 2026. Confira os principais detalhes abaixo.
Navegue pelo conteúdo
Resumo Edital TEMN 2026
- Inscrições: até 06/02/2026;
- Taxa de inscrição: R$ 2.000,00 (sócios) ou R$ 4.000,00 (não sócios);
- Prova Teórica: 19/03/26;
- Prova Prática I e II: 20/03/26;
- Resultado final: 10/06/26.
Quer ser o primeiro a receber informações sobre os editais? Então siga o Portal do Estratégia MED no Google News, clicando na estrela do lado direito. Além disso, não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber essas atualizações diretamente no seu e-mail:
Requisitos para participação
Para se inscrever, o candidato deve fazer o upload dos documentos digitalizados em formato .pdf, .jpg ou .jpeg, com tamanho máximo de 5 MB. Não serão aceitos documentos ilegíveis ou enviados fora do prazo. Confira a lista de documentos exigidos:
- Ficha de inscrição preenchida;
- Declaração de adimplência com a SBMN ou AMB (apenas para desconto na taxa);
- Cópia autenticada da carteira do CRM;
- Curriculum Vitae ou Lattes resumido;
- Comprovante de formação em Medicina Nuclear (residência, treinamento reconhecido pela SBMN ou declaração de treinamento de 6 anos, com requisitos específicos);
- Certidão ético-profissional de nada consta emitida pelo CRM.
Composição do processo seletivo
O processo seletivo será composto por três etapas eliminatórias. A primeira etapa consiste na Prova Teórica de Clínica, que faz parte da 1ª fase e conta com 80 questões de múltipla escolha. Os candidatos terão 4 horas para responder às perguntas, e a prova terá um peso de 65% na composição da nota da primeira fase.
A segunda etapa inclui a Prova Teórica de Física, também pertencente à 1ª fase, e a Qualificação em Proteção Radiológica, que integra a 2ª fase. No total, são 40 questões de múltipla escolha, sendo 24 sobre Física e 16 sobre Proteção Radiológica, esta última elaborada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A prova tem duração de 3 horas, e a parte de Física representa 35% da nota da primeira fase.
A terceira etapa é a Prova Teórico-Prática de Clínica e Física, referente à 3ª fase. Ela é dividida em duas partes. Na primeira, os candidatos analisam 13 conjuntos de imagens, sendo 10 de clínica e 3 de física, identificando estudos, radiofármacos, achados e hipóteses diagnósticas. Na segunda parte, os candidatos devem desenvolver dissertações sobre dois dos três temas propostos, abordando aspectos clínicos e técnicos. Ambas as partes têm o mesmo peso na avaliação final.
Edital SBMN 2026
O edital da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) para obtenção do Título de Especialista em Medicina Nuclear (TEMN) em 2026 foi divulgado em dezembro de 2025. Confira o documento clicando no botão abaixo:
Atenção! É essencial que o candidato acompanhe atentamente a página oficial da banca organizadora para verificar possíveis retificações ou atualizações do edital. Alterações podem ocorrer a qualquer momento, sendo necessário estar ciente de eventuais mudanças em prazos, requisitos ou outras informações relevantes para não comprometer sua participação no processo.
Quer saber mais sobre as datas para as próximas provas de título para especialidades de Acesso Direto? Não deixe de conferir o Calendário de Provas de Título em Medicina!
Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!



