O Processo Seletivo Unificado de Goiás (PSU-GO) compartilhou hoje (10) com a equipe de Jornalismo do Estratégia MED as primeiras informações sobre sua seleção para residência médica com ingresso em 2026. Mais de 20 instituições devem participar do edital unificado, previsto para agosto de 2025. Entre as instituições confirmadas está o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Confira as principais informações previstas para a próxima edição:
- Edital: agosto de 2025;
- Prova Objetiva: 23/11/2025 (domingo); e
- Locais de prova: Goiânia e Belo Horizonte.
Os valores da taxa de inscrição, assim como as fases do processo seletivo, ainda não foram divulgados. No entanto, a Comissão de Residência Médica do HC-UFG adiantou que não estão previstas grandes alterações em relação aos editais dos últimos dois anos.
A equipe de Jornalismo do Estratégia MED reforça que todas essas informações são estimativas repassadas pela HC-UFG e só serão oficializadas com a publicação do edital.
O edital será divulgado em parceria entre a Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (CEREM-GO) e a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), responsável pelo PSU-MG, em agosto de 2025.
Navegue pelo conteúdo
Processo seletivo do ano passado
Para garantir uma vaga em um dos programas de residência médica das instituições participantes da PSU-GO, os candidatos inscritos na seleção serão avaliados em duas etapas: prova escrita e análise curricular.
Na primeira fase, a aplicação da prova escrita é feita para todos os candidatos inscritos e tem caráter eliminatório e classificatório com peso de 90% na nota final. Para as especialidades de Acesso Direto, a prova é composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha no modelo ABCDE e distribuídas igualmente entre os conteúdos das cinco grandes áreas da medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Para as especialidades com Pré-Requisito exigido, a prova é composta de 50 questões objetivas sobre os conhecimentos exigidos em cada especialidade.
São considerados aprovados na prova objetiva e consequentemente classificados para a segunda etapa do processo seletivo, os candidatos que conseguirem ao mínimo 50% de acertos na avaliação. Estes seguem para a segunda fase da seleção, composta pela análise curricular com peso de 10% na nota final.
O que é o PSU-GO?
O Processo Seletivo Unificado de Goiás (PSU-GO) é um dos mais novos processos seletivos unificados de residência médica do estado de Goiás. Com 22 instituições participando do processo, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), e centenas de vagas ofertadas, o seletivo é uma das melhores portas de entrada para Residência Médica na região Centro-Oeste.
O PSU-GO é promovido pela Comissão Estadual de Residência Médica de Goiás (CEREM-GO) e pela AREMG, a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais, responsável pelo PSU-MG. É ela que realiza o processo seletivo unificado em parceria com a CEREM-GO, dá apoio às novas instituições que queiram se credenciar e também ajuda aquelas que já são credenciadas.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!