Revalida Inep 2021: sistema restabelecido e prazo para recursos deve ser prorrogado!
Créditos: Divulgação – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Revalida Inep 2021: sistema restabelecido e prazo para recursos deve ser prorrogado!

Desde a noite do dia 21, o Inep divulgou as notas das estações da Prova Prática do Revalida Inep 2021 e candidatos têm até o dia 25/02 para interpor recursos. Porém, centenas de candidatos relataram, para o Estratégia MED, dificuldades em acessar os vídeos de avaliação e Cebraspe anunciou a intenção de prorrogar esse prazo. Continue na matéria para saber as medidas tomadas até o momento e como superar este problema para concluir o seu processo com êxito!

Instabilidade no sistema do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na área restrita para os candidatos, o resultado preliminar individual e o Padrão esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa da edição de 2021 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Mas os candidatos relatam problemas em acessar os vídeos das estações da prova desde então, dificultando a interposição de recursos sobre a avaliação, cujo período se encerra na sexta-feira (25). 

“Como eu consigo fazer um recurso sem ter acesso ao vídeo, mesmo assim eles mantêm que dia 25 vai ser encerrado o prazo. Totalmente injusto. Sem contar que fomos muito mal avaliados: tem questões que a gente falou e aparecem zeradas”, relata Juliana (nome fictício), que presta pela 2ª vez a prova de revalidação. Além de Juliana, outros candidatos relatam outros problemas, como a troca de vídeos no sistema, levando a banca de avaliação do Revalida Inep a atribuir uma nota de um candidato para outro. 

Outro problema enfrentado pelos revalidandos foi relatado no último dia 15, quando alguns candidatos de São Paulo receberam uma convocação, via e-mail, do Cebraspe para refazer as estações 2 e 6 da segunda etapa do exame, devido a problemas de visualização do vídeo. As referidas estações serão reaplicadas no dia 13 de março, em local a ser divulgado na página do Inep. 

Além disso, existem situações em que é recomendável a interposição de recursos para garantir a pontuação não computada pela banca, como é o caso em que também está a candidata Juliana: “Posso lhe garantir que 5 pontos foram tirados, [sobre] coisas que eu falei e eles não pontuaram”

O que fazer no caso de indisponibilidade do sistema do Inep? 

Em qualquer uma das situações relatadas, o Inep orienta, oficialmente, para que o candidato saia e entre novamente no sistema, para verificar se não se trata de um bug pontual. Caso o problema persista ou o candidato perceba de que, na verdade, é outro candidato naquele que deveria ser o seu vídeo de avaliação, é necessário entrar em contato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora das duas etapas do Revalida 2021. O e-mail criado especificamente para tratar de situações como estas é o participanterevalid[email protected]

Como fazer recursos para o Revalida Inep?

Agora, se o caso é referente à pontuação não contabilizada na avaliação individual, o candidato terá, inicialmente, até o dia 25 de fevereiro para interpor os recursos. A porta-voz dos revalidandos no Estratégia MED, Thamyres Souza Areia, dá algumas dicas para elaborar um recurso eficiente. Confira a seguir: 

  1. Faça o download de todos os arquivos disponibilizados do Inep e, de preferência, registre a tela em que tenha ocorrido algum erro. Esses materiais servirão para dar subsídios na hora de argumentar sobre tópicos que não tenham sido avaliados e gerar evidências do problema enfrentado. 

IMPORTANTE: Não divulgue seus vídeos para terceiros para evitar sanções devido ao não cumprimento do disposto no edital.

  1. Analise, detalhadamente, o PEP definitivo e compare com a avaliação individual, feita pela banca. Foque, primeiramente, nos tópicos verbalizados e evidenciados no vídeo e que não foram computados na sua nota da estação. 
  2. Em seguida, verifique aqueles tópicos cujas notas não tenham sido computadas por problemas de comunicação – seja pelo uso de sinônimos, pronúncia não usual ou pelo simples fato do procedimento ter ocorrido em outro momento do vídeo que o avaliador não tenha percebido. 
  3. Para cada argumento, anote e registre no recurso o minuto e os segundos em que o candidato verbaliza ou age de acordo com a resposta prevista pelo PEP. Essa ação não é obrigatória, mas facilita para o avaliador identificar o ponto em questão e ameniza possíveis dificuldades de identificação do procedimento, uma vez que problemas com áudio e vídeo são previsíveis. 
  4. Sempre que houver algum argumento em que seja necessária a indicação de referência bibliográfica, seja específico ao citá-la e atente-se à bibliografia que o Inep utiliza. 

O que estão comentando sobre a situação

Os candidatos que contataram o Cebraspe receberam a informação de que o sistema seria totalmente restabelecido ainda na data de hoje (23) e que o período de interposição de recursos não seria prorrogado. Veja o comunicado a seguir: 

Imagem do comunicado do Cebraspe

Contudo, nesta quarta-feira (23), o deputado Alan Rick (DEM – AC) publicou em suas redes sociais um vídeo explicando que está ciente da situação que os revalidandos têm enfretado e que já entrou em contato com o presidente do Inep, Danilo Dupas, a fim de receber uma explicação e pedir por um aumento no prazo para interposição de recursos na 2ª etapa do Revalida 2021. 

Segundo o deputado, Dupas expôs que já entrou em contato com o Cebraspe, pedindo que o problema seja resolvido, além de já estarem considerando o aumento do prazo para recursos.

Outras pessoas públicas, como o deputado Jorge Solla (PT-BA), também se manifestaram nas suas redes sociais em solidariedade aos candidatos e criticaram o processo seletivo. Veja a seguir:

A deputada Jaqueline Cassol (PP – RO) publicou em suas redes um vídeo, sugerindo que a nova data limite para a interposição de recursos da segunda etapa do Revalida 2021 seria dia 28 de fevereiro. Segundo a deputada, essa informação teria sido confirmada diretamente com o presidente do Inep, Danilo Dupas:

Atualização do Cebraspe

Já o Cebraspe divulgou na tarde desta quarta-feira (23) uma nota oficial comunicando que assim que o sistema do Inep estiver completamente restabelecido, iniciará as discussões com o órgão para prorrogar o prazo de interposição de recursos, de maneira que nenhum dos candidatos seja prejudicado na seleção. Acompanhe no Portal do Estratégia MED as atualizações sobre o Revalida 2021.

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

Revalida Inep 2021

A edição 2021 do Revalida Inep contou com 13.744 inscrições, uma redução de 20,39% em relação à edição anterior. Alguns problemas com os atores que atuavam como pacientes simulados impediram que os candidatos, que realizavam a prova em Porto Alegre, finalizassem a avaliação nesta data e foram convocados para concluir o processo no dia 13 de março

Neste ano a nota de corte da segunda etapa, ou seja, o Exame de Habilidades Clínicas, aumentou de 65.7 para 66.9 pontos. A nota de corte da Prova Objetiva permaneceu a mesma da edição anterior, 90 pontos de 150

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

Você pode gostar também